Onda de protestos no Irã faz Turkish Airlines cancelar voos para Teerã
Alguns voos operados por companhias aéreas iranianas também foram cancelados

A Turkish Airlines cancelou seus cinco voos programados para esta sexta-feira (9) para Teerã, capital do Irã, que tem sido palco de protestos contra o aumento do custo de vida. Os cancelamentos foram exibidos no aplicativo do Aeroporto de Istambul.
Outros cinco voos operados por companhias aéreas iranianas também foram cancelados, enquanto sete outros permanecem programados.
As autoridades turcas ainda não se pronunciaram sobre a situação no Irã, onde os protestos têm desafiado as autoridades.
O governo iraniano já enfrentava uma crise econômica após anos de sanções e se recuperava da guerra de junho contra Israel. Os recentes distúrbios decorrem de uma forte desvalorização do rial iraniano face às moedas estrangeiras, o que desencadeou uma onda de protestos por parte de comerciantes no Irã desde 29 de dezembro. Os manifestantes exigem medidas urgentes para estabilizar a moeda e enfrentar os desafios econômicos mais amplos do país.
Organizações de direitos humanos acusaram as forças de segurança iranianas de abrir fogo contra manifestantes. A ONG Iran Human Rights, com sede na Noruega, afirmou na quinta-feira que as forças de segurança mataram pelo menos 45 manifestantes, incluindo oito menores, desde o início dos protestos.
Segundo o site especializado Flight Radar, um avião da Turkish Airlines com destino a Shiraz e um voo da Pegasus para Mashad retornaram do espaço aéreo iraniano na noite de quinta-feira.
A Turquia compartilha uma fronteira de cerca de 500 quilômetros com o Irã, e existem três passagens terrestres ativas entre os dois países.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













