Pane no trem de pouso faz voo da United retornar a Houston
Falha foi identificada logo após decolagem para Londres. Avião já havia apresentado o mesmo defeito 2 dias antes na capital inglesa
Luiz Fara Monteiro|Do R7
Um voo da United Airlines programado para a rota entre Houston e Londres precisou retornar ao aeroporto de origem depois que o trem de pouso da aeronave não foi recolhido após a decolagem.
A partida de Houston aconteceu com 28 minutos de atraso, às 20h58.
Mas assim que a aeronave executou o movimento de rotate - quando o avião deixa a pista e inicia a subida - não houve resposta ao comando de recolhimento do trem de pouso, e o equipamento continuou baixado. Jatos comerciais têm o desempenho prejudicado e o consumo de combustível elevado consideravelmente se voarem nesta configuração.
A pane ocorreu com o Boeing 787-9 da United, registro N27957, que realizava o voo UA-5 de Houston Intercontinental, no Texas, para Londres Heathrow, no Reino Unido, e decolou pela pista 15L (esquerda).
O Aviation Herald informa que a tripulação nivelou a 5000 pés e retornou a Houston para um pouso seguro na pista 26L cerca de 30 minutos após a partida.
O voo acabou sendo cancelado e o avião só retornou ao serviço após cerca de 41 horas no solo em Houston.
Ainda de acordo com o AvHerald, a aeronave havia sofrido um problema semelhante dois dias antes, em Londres.
Veja a rota voada pelo United na imagem da plataforma de rastreamento AirNav RadarBox. Ainda segundo o RadarBox, o avião tem apenas 6 anos de fabricação.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.