A330 da Hong Kong Airlines: vazamento hidráulico causado por parafusos desgastados
Cjp24 - Wikimedia CommonsQuatro parafusos de fixação de uma válvula manual intermediária contribuíram com um incidente que fez o comandante de um avião intercontinental declarar emergência em um voo com 280 pessoas a bordo.
As peças estavam fadigadas, diz o relatório final de um incidente, considerado grave pela Autoridade de Investigação de Acidentes Aéreos (Air Accident Investigation Authority - AAIA), de Hong-Kong.
O documento sobre a ocorrência em 29 de setembro de 2019 foi divulgado hoje (13) pelo The Aviation Herald.
Na ocasião, um Airbus A330-200 da Hong Kong Airlines, registro B-LHA, realizando o voo HX-707 de Hong Kong, na China, para Denpasar, na Indonésia, tinha acabado de decolar da pista 25L.
Aos 6 mil pés de altitude a tripulação notou um vazamento hidráulico e interrompeu a subida.
Ao realizar as checagens padrão a aeronave subiu para 9 mil pés e solicitou o retorno para Hong Kong.
Após o pouso na pista 25L foram ouvidos altos estrondos, associados a uma grande nuvem de fumaça branca.
O avião parou na pista com dois pneus estourados.
Os passageiros - ilesos - desembarcaram e foram levados de ônibus para o terminal.
A pista ficou fechada por cerca de 105 minutos até que a aeronave fosse rebocada para o pátio.
Semanas após o incidente, a Autoridade de Investigação de Acidentes Aéreos de Hong Kong informou que mensagens de um dos computadores de bordo (ECAM) sobre baixas pressões do sistema hidráulico verde e azul foram sinalizadas, levando a tripulação a declarar 'Mayday' e retornar a Hong Kong.
O desprendimento da válvula manual de um dos sistemas do avião (Green GSM) e a perfuração de uma tubulação hidráulica resultaram em perda significativa de fluido hidráulico.
Como o sistema antiderrapante da aeronave era alimentado pelos sistemas hidráulicos chamados de 'Green' e 'Blue1', a função antiderrapante da aeronave também foi perdida, resultando no estouro do pneu dos pneus durante o pouso.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.