Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Passageira entra em pânico com dispositivo que imita latido de cachorro e tenta abrir porta de avião

Incidente ocorreu enquanto aeronave taxiava e ninguém ficou ferido

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Incidente ocorreu em um voo da JetBlue, enquanto a aeronave taxiava.
  • Passageira confundiu som de uma Unidade de Transferência de Potência com uma falha mecânica.
  • Ela tentou abrir uma saída de emergência, mas a tripulação a acalmou sem incidentes de segurança.
  • O caso gerou discussões sobre a familiarização dos passageiros com os sons das aeronaves.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A320: "cachorro latindo" 12anonymoususer via Wikimedia Commons

O nome técnico é esse: Unidade de Transferência de Potência, ou PTU. Quando ativado, e precisa ser ativado durante o taxi, o barulho imita o som de um latido de cachorro. Quem viaja de avião com certa frequência está mais acostumado com o som. Mas, uma passageira da americana jetBlue exagerou no susto.

Ela tentou abrir uma saída de emergência após confundir o ruído rotineiro da aeronave com uma falha mecânica. O incidente ocorreu enquanto a aeronave estava no solo, e nenhum passageiro ficou ferido.


A mulher, que alegou que o namorado era piloto, ficou alarmada ao ouvir o característico ruído de “cachorro latindo” do Airbus A320, um som normal produzido pela Unidade de Transferência de Potência (PTU). Seu mal-entendido levou a um momento de tensão a bordo antes que a tripulação interviesse.

A Unidade de Transferência de Potência é um componente hidráulico encontrado nas aeronaves da família Airbus A320. No Brasil, LATAM e Azul operam esse tipo de aeronave. Ela equilibra automaticamente a pressão hidráulica entre os sistemas, normalmente durante a partida do motor, o taxiamento de um único motor ou o desligamento. E assegura a operação de componentes críticos como os freios, comandos de voo e o trem de pouso.


O som — geralmente descrito como um latido abafado de cachorro — é totalmente normal, embora perturbador para quem não esteja familiarizado.

Neste caso, a passageira teria dito a outros que o avião estava “quebrado”, o que a levou a andar de um lado para o outro no corredor e exigir que a tripulação “parasse o avião”.


Ao se dirigir para uma saída sobre a asa, um comissário de bordo a abordou calmamente, evitando qualquer violação de segurança. A aeronave permaneceu em segurança no solo durante todo o evento.

Usuários online reagiram rapidamente após a divulgação de um vídeo, destacando o mal-entendido. Entusiastas da aviação apontaram que o ruído é uma característica das aeronaves Airbus há muito tempo e não representa nenhum problema de segurança.


Assim que o vídeo chegou às redes sociais, os usuários responderam com humor e frustração. Um comentarista escreveu: “Sabe quem também é piloto? A pessoa que opera o avião”, enquanto outro brincou que as “3.000 horas do namorado no Microsoft Flight Simulator” não o qualificavam como um especialista.

A publicação também gerou uma discussão mais ampla sobre a educação dos passageiros. Muitos viajantes frequentes notaram que os sons desconhecidos das aeronaves modernas costumam causar confusão ou ansiedade, especialmente durante operações em solo. Clique no link abaixo e confira o barulho da PTU:

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.