QSuite: Qatar Airways tem a melhor classe executiva, segundo a SkyTrax
Luiz Fara MonteiroOs torcedores que acompanham a Copa do Mundo FIFA Catar 2022, seja nos estádios em Doha, seja pela TV, perceberam a intensa exposição da marca da Qatar Airways, como uma das patrocinadoras oficiais do evento.
Frases como "Voos para mais de 150 destinos", "Melhor Business Class do mundo" e "Viajando juntos aos destinos" se alternam com o nome da companhia nos paineis de publicidade, instalados paralelos aos gramados, nos 8 estádios do torneio.
Apenas na região do Oriente Médio e Norte da África, mais de 111 milhões de espectadores assistiram à cerimônia de abertura e mais de 900 milhões assistiram aos primeiros 16 jogos da fase de grupos. Os números indicam um aumento de 113% no mesmo período em comparação com a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018. Para cada dia de competição, a estimativa é de quase 3 bilhões de espetcadores em todo o mundo.
A transportadora, que foi premiada 7 vezes consecutivas como a melhor companhia do mundo pelo World Airline Awards da SkyTrax, aproveita o evento para divulgar seus destaques como transportadora oficial.
Considerado o Oscar da indústria da aviação', o World Airline Awards começou em 1999 e permanece totalmente independente e imparcial com todos os custos de pesquisa de clientes e eventos de premiação pagos pelos organizadores, Skytrax.
Com quase 3 milhões de ingressos vendidos para a Copa, segundo a Fifa, a Qatar Airways precisou realizar uma série de ajustes em suas operações para atender a demanda dos viajantes. Só nos Estados Unidos foram vendidos cerca de 146.000 ingressos. Inglaterra e México adquiriram, cada, cerca de 91.000 ingressos.
Na América do Sul não foi diferente. A companhia implantou uma frequência - até então inédita - de 3 voos diários entre São Paulo e Doha durante o evento.
"Sediar este torneio é uma grande conquista para nós e estamos prontos para unir fãs em todo o mundo e proporcionar a eles uma experiência excepcional", declarou pouco antes do início da competição o C.E.O. da companhia, Akbar Al Baker.
O blog vivenciou parte da experiência citada por Al Baker. A convite da companhia, partimos do Aeroporto Internacional de Guarulhos no voo QTR 774 no último 22 de dezembro com destino a Doha, para acompanharmos a estreia da seleção brasileira no campeonato.
Aguardamos pelo embarque no LATAM Vip Lounge, que, por meio de acordo, cede o espaço para clientes Business Class da Qatar Airways.
Rafaela Santos: irmã de Neymar em viagem ao Catar na QSuite
Luiz Fara MonteiroA bordo do Boeing 777-300ER, nos instalamos no assento 1A da premiada QSuite. A configuração na Business Class no "Triplo Sete" é a 1-2-1, com um assento nas janelas e 2 no corredor central. Esse tipo de cabine foi instalada em vários de seus Boeing 777-200LRs, Boeing 777-300ERs e Airbus A350-900s. E em todos os modelos A350-1000 da aérea.
A iluminação ambiente, as suaves cores bordô e cinza e os elegantes detalhes em ouro rosa criam uma sensação calma e luxuosa na QSuite. Assentos que se transformam em camas totalmente planas, uma mesa de tamanho bem razoável na lateral, além da mesinha para refeição tornam o espaço ideal e confortável. Uma grande TV de tela plana exibe extensa programação com um controle remoto de tela sensível ao toque. Entre as muitas opções de entretenimento há documentários e jogos das finais das últimas Copas Fifa.
Já ao embarcar na aeronave o passageiro se ambienta ao clima do evento disputado em Doha: pijamas, kits de amenidade e almofadas personalizadas com o tema do Copa do Mundo.
O painel de mídia na QSuite tem uma porta de alimentação com USB e tomada universal. A aérea produziu uma necessaire especial de couro preto e inscrições com o nome da companhia e do torneio da FIFA em dourado.
No assento 1K, flagramos a presença de Rafaela Santos, irmã do jorgador Neymar, do Paris-Saint-German e da seleção. O atleta tem contratos de publicidade com a companhia e frequentemente é visto nos vídeos promocionais. De forma carinhosa, Rafaela atendeu aos pedidos de passageiros vizinhos para fotos e selfies.
O pushback do Boeing 777, de matrícula A7-BEN, ocorreu às 13h01. A bordo, a companhia oferece wi-fi gratuito por uma hora ou durante todo o voo por 10 dólares, valor que pode ser pago no cartão de crédito. Em qualquer uma das opções é possíveL assistir aos jogos da Copa ao vivo, transmitidos pelo canal Sport24.
FIFA Chocolate Football: sobremesa desenhada especialmente para a Copa
Luiz Fara MonteiroO cardápio a la carte na Business é bem variado, incluindo opções veganas. Os pedidos são tomados pelas comissárias logo no início do voo. Como "starter", escolhemos frutas frescas da estação e iogurte de manga. Para o prato principal, filé de salmão grelhado acompanhado de purê de batatas com creme de mostarda e vegetais do Mediterrâneo. Com muito peso na consciência, abrimos mão da dieta e pedimos de sobremesa o FIFA World Cup Chocolate Football, em formato de bola de futebol com creme de mascarpone, raspas de chocolate e framboesas por dentro. A guloseima foi desenhada pelos chefs da Qatar Airways exclusivamente para a Copa. Os famosos e caríssimos chocolates suíços da Läderach foram distribuídos a cada passageiro.
Dois comissários se revezaram durante as 13horas e 23 minutos de voo até Doha para saber se precisávamos de algo ou para atender pedidos aleatórios. Sempre que ofereciam champagne, fosse clássica ou rosé, a bebida era servida com uma porção de snacks.
Na chegada, às 8h25, a recepção foi feita por 3 funcionárias da companhia, que nos levaram à uma sala especial com café da manhã disponível. Enquanto isso foi providenciado o recolhimento da bagagem despachada. Logo depois passamos pelo procedimento de alfândega e seguimos para o hotel, onde a empresa instalou a Qatar House, um espaço exlusivo para convidados da companhia que foram acompanhar a Copa. Com ambientes outdoor e indoor, havia dezenas de monitores de tv que transmitia os jogos, além de um buffet para almoço ou jantar, acompanhado de uma variedade de bebidas, incluindo alcoólicas.
Monitor de tela plana: jogos da Copa do Mundo FIFA do Qatar ao vivo a bordo
Luiz Fara MonteiroEmbarcamos de volta na manhã seguinte ao jogo de estreia do Brasil, quando a seleção venceu a Sérvia por 2 a 0. O acesso aos balcões do Check-in Premium da Qatar Airways é simplificado e rápido. Impressiona também a estrutura do Aeroporto Internacional Hamad. O terminal foi eleito mais uma vez como o melhor aeroporto do mundo, na lista dos dez melhores aeroportos do mundo. A premiação no World Airport Award também foi concedida pela empresa de classificação de aviação, SkyTrax. Outros 500 aeroportos disputaram o título. Depois de Hamad, a SkyTrax destacou os terminais de Tóquio, Japão; Changi, de Singapura; Narita, Japão; Incheon, Coreia do Sul; Paris Charles de Gaulle, França; Munique, Alemanha; Istambul, Turquia; Zurique, Suíça e o Aeroporto de Kansai, no Japão.
Passamos pelo espaço VIP da companhia no Hamad. A Qatar Airways possui lounges de marca em outras cidades espalhadas pelo mundo, incluindo Paris, Londres, Cingapura e Beirute, com acesso a lounges de parceiros da Oneworld ou lounges de terceiros em outros lugares, como em Guarulhos. Em Doha os hóspedes têm acesso ao Al Mourjan Business Lounge. Com 2 andares, o local remete a um oásis árabe em um moderno aeroporto premiado. É enorme também, equivalente a 10 vezes o tamanho de uma piscina olímpica. Os passageiros da Primeira Classe e Classe Executiva da Qatar Airways (Elite, Comfort & Classic), One World Primeira Classe e Classe Executiva podem acessar este lounge sem custo adicional, enquanto os passageiros da Classe Executiva (Lite) e Classe Econômica podem adquirir o acesso ao lounge online , nos balcões de check-in, agentes de viagens preferenciais ou escritórios de vendas da Qatar Airways. Para esta última categoria, é recomendado que se faça uma reserva com antecedência, para garantir o acesso.
Além de um requinte ímpar, o espaço tem todas as comodidades oferecidas nas melhores Salas VIP do mundo, como camas e duchas para banho. As refeições são servidas numa espécie de miscelânea de pratos frescos do Oriente Médio, subcontinentais indianos e europeus disponíveis nas brasseries, confeitaria e delicatessen, incluindo pratos sob encomenda. O bar oferece marcas de luxo com uísques de malte premium e champanhes de primeira linha, como o Krug Grande Cuvée, raro em um lounge. Existe uma área reservada para crianças, com jogos e até um simulador de Fórmula 1. Há ainda estações de trabalho privadas para quem precisa tocar serviço enquanto aguarda o embarque. Nosso voo de volta a Guarulhos na QSuite foi igualmente tranquilo e confortável.
A qualidade dos serviços da Qatar Airways remete ao título de um filme produzido pela aérea há quase uma década, no início de sua forte campanha para se posicionar com destaque na aviação comercial mundial: "A arte de voar foi redefinida".
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.