Phenom 300 da Embraer é o jato leve mais vendido e o mais entregue do mundo pelo 13º ano consecutivo
Números foram divulgados pela General Aviation Manufacturers Association

As aeronaves da série Phenom 300 da Embraer são mais uma vez os jatos leves mais vendidos e entregues do mundo pelo 13º ano consecutivo, de acordo com a General Aviation Manufacturers Association (GAMA). Os dados da instituição também confirmaram o modelo como o bimotor a jato mais entregue pelo quinto ano seguido. Para alcançar essa distinção, a empresa entregou 65 aeronaves Phenom 300 ao longo de 2024, encerrando o ano com o maior book-to-bill da indústria.
Com mais de 830 entregas em todo o mundo, operações em 40 países e mais de 2,5 milhões de horas de voo, a série Phenom 300, certificada para operação com um único piloto (single pilot), é reconhecida por reunir os melhores recursos da categoria, oferecendo para os seus clientes a melhor proposta de valor, confiabilidade e disponibilidade. Com o maior valor residual do segmento, a plataforma é uma evidência do compromisso da Embraer com a eficiência, inovação e excelência em engenharia.
“Esse é um período extraordinário para a Embraer Executive Jets, pois, além de seguirmos em um momento muito positivo de vendas e entregas, aceleramos o crescimento de nossa participação de mercado, como mostram nossos resultados recentes. Essas estatísticas da GAMA comprovam o sucesso da empresa, solidificando nossa liderança no setor”, diz Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Executive Jets. “A série Phenom 300 continua sendo referência de excelência em sua categoria, combinando desempenho incomparável, tecnologia disruptiva, conforto superior e suporte confiável. Estamos orgulhosos de ver esses consistentes diferenciais reconhecidos mais uma vez e esperamos dar as boas-vindas para que muitos outros clientes possam aproveitar a melhor experiência na aviação executiva”.

O Phenom 300E, jato leve mais veloz em produção, tem velocidade de cruzeiro de 464 nós e alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com cinco ocupantes e reservas IFR da NBAA. A aeronave possui aviônicos avançados, incluindo sistema de alerta e prevenção de saída de pista (ROAAS) – o primeiro desenvolvido e certificado na aviação executiva –, bem como autothrottle, arremetida acoplada, modo de descida de emergência e muito mais.
Para além do segmento de jatos leves, os dados divulgados pela GAMA indicam um avanço na participação de mercado das aeronaves de médio porte da Embraer. O Praetor 500 agora detém mais de 40% de participação no mercado de médio porte, enquanto as entregas da família de jatos Praetor cresceram 34% anualmente, evidenciando a popularidade do Praetor 500 e do Praetor 600 nos nichos de voos corporativos e operações de frota.
Sobre a Embraer Aviação Executiva
A Embraer está fortalecendo o setor aeroespacial global por meio da eficiência e inovação, criando hoje o mundo de amanhã com viagens aéreas privadas sob medida, utilizando inovação, design e tecnologia líderes do setor, ao mesmo tempo em que incorpora práticas sustentáveis e socialmente responsáveis. Como uma empresa global com mais de 55 anos no setor aeroespacial, a Embraer oferece a melhor experiência em aviação executiva por meio de aeronaves que apresentam desempenho, tecnologia e conforto disruptivos. Seu portfólio é composto pelo Phenom 100EX, que oferece conforto de cabine inigualável, os mais altos níveis de versatilidade operacional e aviônicos aprimorados; o Phenom 300E, que é o jato leve mais vendido nos últimos 13 anos consecutivos; e o Praetor 500 e o Praetor 600, os jatos executivos de médio e supermédio porte mais disruptivos e tecnologicamente avançados. Todos os dias, as aeronaves executivas da Embraer operam em todo o mundo, apoiadas por uma rede de suporte ao cliente forte e responsiva, com a melhor classificação em serviço em todo o setor. Para mais informações, visite executive.embraer.com.
Sobre o Phenom 300E
O Phenom 300E é o mais rápido jato single-pilot, com velocidade máxima de cruzeiro de 860 kilometros por hora (464 nós) e um alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com cinco ocupantes e reservas IFR da NBAA. Com o melhor desempenho de subida, os custos de operação e manutenção do Phenom 300E são inferiores aos dos seus pares. A aeronave é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 metros), impulsionada por dois motores Pratt & Whitney Canada PW535E1 com 3.478 libras de empuxo cada. O cockpit amigável para o piloto permite uma operação de piloto único e oferece o avançado Prodigy Touch Flight Deck, baseado na aclamada suíte de aviônicos Garmin 3000. É o primeiro jato a oferecer o Runway Overrun and Awareness Alerting System (ROAAS) e também pode ser equipado com o autothrottle, recursos que facilitam o trabalho dos pilotos. O reabastecimento de ponto único, o lavatório com serviço externo e a maior escada de entrada da categoria são características presentes no Phenom 300, geralmente encontradas apenas em jatos maiores.
Ademais, o Phenom 300E oferece uma cabine espaçosa com o Embraer DNA Design e seu compartimento de bagagem está entre os maiores de sua categoria. As maiores janelas da classe oferecem iluminação natural abundante na cabine, bem como no banheiro privativo. O conforto dos assentos, com reclinação e capacidade de movimento total, é reforçado pela melhor pressurização entre os jatos leves (altitude máxima da cabine de 6.600 pés). O Phenom 300E possui zonas de temperatura distintas para pilotos e passageiros, guarda-roupa, refreshment center, opções de comunicação de voz e dados e sistema de entretenimento.













