Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Piloto de voo comercial sofre infarto meia hora após decolagem 

Comandante da Virgin Australia declarou emergência ao constatar que seu copiloto sofrera um ataque cardíaco na cabine e retornou ao aeroporto de origem

Luiz Fara Monteiro|Do R7

A320 da Virgin Australia: pouso de emergência após piloto sofrer infarto
A320 da Virgin Australia: pouso de emergência após piloto sofrer infarto A320 da Virgin Australia: pouso de emergência após piloto sofrer infarto

O comandante de um Airbus A320 Virgin Australia Regional Airlines passou por uma situação tensa durante um voo entre as cidades de Adelaide e Perth, na Austrália. 

Meia hora após a decolagem seu primeiro oficial (copiloto) sofreu um ataque cardíaco em plena cabine de comando.

Ao verificar as condições do colega, o comandante declarou PAN PAN e retornou em direção a Adelaide. PAN PAN é um código mundial de emergência, declarado quando ocorre alguma questão que envolva a segurança da aeronave ou de alguma pessoa a bordo, mas que não represente risco imediato de um acidente. A origem do termo é do francês "panne", que significa "pane".

No retorno, o Airbus A320, de registro VH-VNB, realizou um pouso seguro na pista 23 de Adelaide cerca de 95 minutos após a decolagem, informa o Aviation Herald 

Publicidade

Equipes de emergência aguardavam a chegada da aeronave para transportar o piloto doente ao hospital.

O voo foi cancelado e a aeronave permaneceu no solo por cerca de 25 horas antes de retornar ao serviço. O incidente ocorreu em 3 de março último. Uma semana depois, em nota, a Virgin Australia comunicou:

Publicidade

"Confirmamos que o primeiro oficial a bordo do VA717 em 3 de março ficou incapacitado durante o voo, exigindo um retorno a Adelaide de acordo com os protocolos de segurança. A aeronave pousou com segurança e os passageiros foram reacomodados nos próximos vôos disponíveis. O primeiro oficial foi levado ao hospital para observação e posteriormente foi relatado que está bem ".

Os reguladores da aviação australiana exigem que os pilotos se submetam a um exame médico anual, embora um ECG (Eletrocardiograma) seja necessário apenas para o exame médico inicial e depois aos 25, 30, 32, 34, 36, 38 e 40 anos.

Publicidade

Após os 40 anos de idade, um ECG é necessário anualmente. O processo médico também inclui um cálculo de risco cardiovascular.

Em novembro passado, o capitão de um voo da American Eagle morreu de um suposto ataque cardíaco logo após a decolagem de Chicago O'Hare, enquanto o comandante de um voo da Biman Bangladesh Airlines ficou incapacitado e morreu em agosto passado durante um voo de Mascate para Dhaka.

Veja abaixo a rota percorrida pelo A320 da Virgin Australia Regional Airlines segundo o mapa da plataforma de monitoramento AirNav RadarBox:

Rota do A320 que iria de Adelaide a Perth, na Austrália
Rota do A320 que iria de Adelaide a Perth, na Austrália Rota do A320 que iria de Adelaide a Perth, na Austrália

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.