A320 da Virgin Australia: pouso de emergência após piloto sofrer infarto
Paullymac - Wikimedia CommonsO comandante de um Airbus A320 Virgin Australia Regional Airlines passou por uma situação tensa durante um voo entre as cidades de Adelaide e Perth, na Austrália.
Meia hora após a decolagem seu primeiro oficial (copiloto) sofreu um ataque cardíaco em plena cabine de comando.
Ao verificar as condições do colega, o comandante declarou PAN PAN e retornou em direção a Adelaide. PAN PAN é um código mundial de emergência, declarado quando ocorre alguma questão que envolva a segurança da aeronave ou de alguma pessoa a bordo, mas que não represente risco imediato de um acidente. A origem do termo é do francês "panne", que significa "pane".
No retorno, o Airbus A320, de registro VH-VNB, realizou um pouso seguro na pista 23 de Adelaide cerca de 95 minutos após a decolagem, informa o Aviation Herald
Equipes de emergência aguardavam a chegada da aeronave para transportar o piloto doente ao hospital.
O voo foi cancelado e a aeronave permaneceu no solo por cerca de 25 horas antes de retornar ao serviço. O incidente ocorreu em 3 de março último. Uma semana depois, em nota, a Virgin Australia comunicou:
"Confirmamos que o primeiro oficial a bordo do VA717 em 3 de março ficou incapacitado durante o voo, exigindo um retorno a Adelaide de acordo com os protocolos de segurança. A aeronave pousou com segurança e os passageiros foram reacomodados nos próximos vôos disponíveis. O primeiro oficial foi levado ao hospital para observação e posteriormente foi relatado que está bem ".
Os reguladores da aviação australiana exigem que os pilotos se submetam a um exame médico anual, embora um ECG (Eletrocardiograma) seja necessário apenas para o exame médico inicial e depois aos 25, 30, 32, 34, 36, 38 e 40 anos.
Após os 40 anos de idade, um ECG é necessário anualmente. O processo médico também inclui um cálculo de risco cardiovascular.
Em novembro passado, o capitão de um voo da American Eagle morreu de um suposto ataque cardíaco logo após a decolagem de Chicago O'Hare, enquanto o comandante de um voo da Biman Bangladesh Airlines ficou incapacitado e morreu em agosto passado durante um voo de Mascate para Dhaka.
Veja abaixo a rota percorrida pelo A320 da Virgin Australia Regional Airlines segundo o mapa da plataforma de monitoramento AirNav RadarBox:
Rota do A320 que iria de Adelaide a Perth, na Austrália
AirNav RadarBoxOs textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.