Piloto é detido com sinais de embriaguez em aeroporto pouco antes de operar voo internacional
Autoridades levantaram preocupações após aviador supostamente apresentar odor de álcool. Voo foi atrasado
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um piloto da Air India foi detido no aeroporto de Vancouver (YVR), no Canadá, após supostamente apresentar odor de álcool pouco antes de embarcar em um voo que deveria operar para Delhi (DEL), atrasando a decolagem.
O incidente ocorreu em 23 de dezembro, pouco antes do Natal. O voo operado por um Boeing 777 faria uma escala no Aeroporto de Viena (VIE), na Áustria.
Segundo relatos, uma funcionária da loja duty-free contou ter notado sinais de consumo de álcool. Alguns informes afirmam que o piloto exalava odor de bebida alcoólica ao comprar uma garrafa, enquanto outros mencionam que ela o viu bebendo vinho, que lhe foi oferecido.
As autoridades submeteram o piloto a um teste de bafômetro, no qual ele foi reprovado. O aviador foi detido em seguida.
O Boeing 777 que operava o voo AI 186 partiu de Vancouver com um atraso de cerca de duas horas, após um piloto substituto assumir o comando do primeiro trecho até Viena.
Depois da chegada em Viena, uma tripulação diferente operou o trecho seguinte até Delhi para cumprir as regras de tempo de serviço e os padrões de segurança de voo.
O piloto detido foi levado de volta a Delhi alguns dias depois. Ele está atualmente sob investigação e o caso foi reportado à Direção-Geral de Aviação Civil da Índia (DGCA), que está examinando as circunstâncias e as possíveis violações das normas.

A Air India confirmou que o piloto foi detido depois que as autoridades canadenses levantaram preocupações quanto à sua “aptidão para o serviço”.
“O voo AI186 de Vancouver para Delhi, em 23 de dezembro de 2025, sofreu um atraso de última hora depois que um dos membros da tripulação de cabine foi retirado da aeronave antes da decolagem. As autoridades canadenses levantaram preocupações sobre a aptidão do piloto para o serviço, após o que o membro da tripulação foi submetido a uma investigação mais aprofundada. De acordo com os protocolos de segurança, um piloto substituto foi escalado para operar o voo, resultando no atraso”, disse a companhia aérea.
A empresa acrescentou “que lamenta o transtorno causado aos seus passageiros e está cooperando integralmente com as autoridades locais. O piloto foi afastado de suas funções de voo durante o processo de investigação. A Air India mantém uma política de tolerância zero em relação a qualquer violação das normas e regulamentos aplicáveis. Aguardando o resultado da investigação, qualquer violação confirmada acarretará medidas disciplinares rigorosas, em conformidade com a política da empresa. A segurança permanece a maior prioridade da Air India em todos os momentos.”
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp











