Piloto perde referência em voo noturno e quase provoca acidente
Ocorrência foi registrada depois que copiloto da Qatar Airways tentou voar manualmente Boeing 787 Dreamliner. Situação foi controlada pelo comandante a apenas 250 metros de altitude
Luiz Fara Monteiro|Do R7

Um Boeing 787-8 da Qatar Airways, matrícula A7-BCO, perdeu altitude rapidamente depois que o copiloto fez a opção por manobrar a aeronave manualmente sem referência externa durante um voo noturno, ocorrido no último 9 de janeiro.
A aeronave que realizava o voo QR-161 de Doha, no Catar, para Copenhague, na Dinamarca, partiu da pista 16L de Doha em condições noturnas às 02:00L (23:00Z de 9 de janeiro) e subiu para cerca de 1.800 pés quando a aeronave entrou em uma descida íngreme, perdendo 1.000 pés em 24 segundos.
A aeronave foi posteriormente recuperada, subiu e continuou para Copenhague, onde a aeronave pousou com segurança cerca de 6 horas depois.
De acordo com informações recebidas hoje (7) pelo The Aviation Herald, o primeiro oficial era quem pilotava a aeronave.
A cerca de 1600 pés, o avião foi liberado diretamente para o próximo ponto de rota e o primeiro oficial tentou virar para esse waypoint voando manualmente e sem indicações do direcionador de voo, mas perdeu a consciência situacional conduzindo a aeronave em uma descida que excedeu os limites de velocidade do flap.
Neste momento o comandante assumiu o controle da aeronave e a recuperou a menos de 250 metros de altitude (cerca de 800 pés) acima da água. Ainda de acordo com o Aviation Herald, a ocorrência não foi comunicada às autoridades e só veio a tona posteriormente.
O 787 perdeu 1.000 pés de altitude em apenas 24 segundos.
A Qatar Airways não se pronunciou sobre o incidente.
