Polônia abate drones russos em seu espaço aéreo durante ataque à Ucrânia e chama violação de ato de agressão
Membro da OTAN, Polônia fecha aeroportos em meio à ameaça de drones e aciona defesas aéreas após “uma violação sem precedentes” de seu espaço aéreo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Polônia abateu drones que invadiram seu espaço aéreo durante um ataque generalizado da Rússia no oeste da Ucrânia nesta quarta-feira (10), com o membro da OTAN chamando a incursão de “um ato de agressão”. Pelo menos quatro aeroportos poloneses, incluindo o maior em Varsóvia, estão enfrentando interrupções após o fechamento do espaço aéreo, informou a Deutsche Welle.
O comando militar polonês disse que drones violaram repetidamente o espaço aéreo polonês durante o ataque russo na fronteira, no oeste da Ucrânia, mas que as operações contra essas violações já foram concluídas.
Os radares rastrearam mais de 10 objetos e aqueles que poderiam representar uma ameaça foram “neutralizados”, disse o comando, informou a Reuters.
“Alguns dos drones que entraram em nosso espaço aéreo foram abatidos. Buscas e esforços para localizar os possíveis locais de queda desses objetos estão em andamento”, afirmou a empresa em um comunicado.
O governo pediu que as pessoas ficassem em casa, citando as regiões de Podlaskie, Mazowieckie e Lublin como as de maior risco, acrescentando: “Este é um ato de agressão que representa uma ameaça real à segurança dos nossos cidadãos”.
O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, afirmou estar em “contato constante” com o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte. Tusk convocou uma reunião de emergência do conselho de ministros para as 8h (06h00 GMT), informou um porta-voz do governo.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy disse que pelo menos oito drones atacaram a Polônia durante a última onda de ataques noturnos da Rússia, que envolveu cerca de 415 drones e mais de 40 mísseis.
Zelenskyy disse que isso representava a ultrapassagem de um limite.
“Hoje houve mais um passo na escalada — ‘shaheds’ russo-iranianos operaram no espaço aéreo da Polônia, no espaço aéreo da OTAN. Não foi apenas um ‘shahed’ que poderia ser chamado de acidente, mas pelo menos oito drones de ataque apontados para a Polônia”, escreveu Zelensky no X.
Zelenskyy descreveu isso como “um precedente extremamente perigoso para a Europa”.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
