Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Programa TransplantAR, apoiado pela Universidade Brasil, é reconhecido pelo Prêmio Innovare 2025

Cerimônia de premiação ocorreu no Supremo Tribunal Federal, em Brasília

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Equipe de médicos e alunos da Universidade Brasil durante transporte de órgão Divulgação TransplantAR

O programa TransplantAR Aviação Solidária é o vencedor na categoria Justiça e Cidadania da 22ª edição do Prêmio Innovare, com cerimônia realizada na última semana no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. A Universidade Brasil (UB) é a maior apoiadora do programa e reforça seu pilar de responsabilidade social por meio da iniciativa.

O Prêmio Innovare é considerado a mais importante premiação da Justiça brasileira e reconhece práticas que contribuem para o aprimoramento do Judiciário e da Cidadania, reforçando a importância da união entre a sociedade civil e o setor privado para salvar vidas.


O programa TransplantAR conta com o apoio de empresários e empresas privadas, que cedem suas aeronaves particulares para o transporte gratuito de órgãos, possibilitando todo o processo de captação, transporte e transplante do órgão doado.

A Universidade Brasil já realizou 16 voos pelo programa, garantindo que corações, pulmões e fígados chegassem aos receptores em tempo hábil. A logística ágil é vital, uma vez que no Brasil, estima-se que as perdas de órgãos possam chegar a 30% devido à falta de transporte adequado e dentro do prazo necessário.


Por meio do programa, já foram transplantados 74 órgãos, sendo 46 corações, 14 pulmões, 13 fígados e um pâncreas. A atuação da UB apoia a transformação de aeronaves privadas, que passariam grande parte do tempo em solo, em instrumentos de esperança.

Para Bárbara Costa, reitora da Universidade Brasil, o Innovare coroa um esforço coletivo e reafirma o compromisso ético da instituição. “Cada voo realizado em apoio ao TransplantAR representa a nossa missão de transformar vidas por meio da educação, da saúde e da solidariedade. É um orgulho para a Universidade Brasil ser a maior apoiadora do programa, além de contribuir com um projeto que salva vidas e inspira nossa comunidade acadêmica”, afirma Bárbara.


Impacto educacional e humano

Além do aporte logístico, a parceria enriquece a formação dos futuros médicos. Alunos da área da saúde da UB acompanham a captação, o transporte e o transplante do órgão doado, vivenciando na prática a complexidade e a humanidade envolvidas em um processo como esse.


Nos últimos voos apoiados pela UB, foram transportados um coração e um pulmão de Presidente Prudente para São Paulo, e um coração pediátrico, de Jataí (GO) para a capital paulista.

TransplantAR Aviação Solidária

O Programa TransplantAR Aviação Solidária nasceu quando o comandante e empresário Francisco de Assis Lyra, o cirurgião cardiovascular do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (InCor), Dr. Ronaldo Honorato, e outros empresários identificaram que aeronaves privadas ficavam de 80% a 90% do tempo estacionadas.

Com o programa, sempre que há oferta de um órgão disponível, a Central Estadual de Transplantes do Estado de São Paulo, aciona o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA), que mobiliza uma aeronave privada conforme disponibilidade. O programa teve início em dezembro de 2023, com o apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O lançamento oficial foi feito pelo Governo do Estado de São Paulo em setembro de 2024.

O projeto também conta com o apoio de concessionárias, operadoras de aeroportos, distribuidoras de combustível, empresas de atendimento e catering, além de ser realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP). Foi reconhecido no Prêmio Justiça e Saúde 2024, na categoria Empresas e Sociedade Organizada, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) através do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus).

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.