Programa TransplantAR, apoiado pela Universidade Brasil, é reconhecido pelo Prêmio Innovare 2025
Cerimônia de premiação ocorreu no Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Como maior doadora da iniciativa, instituição de ensino já viabilizou 16 voos para transporte de órgãos

O programa TransplantAR Aviação Solidária é o vencedor na categoria Justiça e Cidadania da 22ª edição do Prêmio Innovare, com cerimônia realizada na última terça-feira (3), no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. A Universidade Brasil (UB) é a maior apoiadora do programa e reforça seu pilar de responsabilidade social por meio da iniciativa.
O Prêmio Innovare é considerado a mais importante premiação da Justiça brasileira e reconhece práticas que contribuem para o aprimoramento do Judiciário e da Cidadania, reforçando a importância da união entre a sociedade civil e o setor privado para salvar vidas.
O programa TransplantAR conta com o apoio de empresários e empresas privadas, que cedem suas aeronaves particulares para o transporte gratuito de órgãos, possibilitando todo o processo de captação, transporte e transplante do órgão doado.
A Universidade Brasil já realizou 16 voos pelo programa, garantindo que corações, pulmões e fígados chegassem aos receptores em tempo hábil. A logística ágil é vital, uma vez que no Brasil, estima-se que as perdas de órgãos possam chegar a 30% devido à falta de transporte adequado e dentro do prazo necessário.
Por meio do programa, já foram transplantados 74 órgãos, sendo 46 corações, 14 pulmões, 13 fígados e um pâncreas. A atuação da UB apoia a transformação de aeronaves privadas, que passariam grande parte do tempo em solo, em instrumentos de esperança.
Para Bárbara Costa, reitora da Universidade Brasil, o Innovare coroa um esforço coletivo e reafirma o compromisso ético da instituição. “Cada voo realizado em apoio ao TransplantAR representa a nossa missão de transformar vidas por meio da educação, da saúde e da solidariedade. É um orgulho para a Universidade Brasil ser a maior apoiadora do programa, além de contribuir com um projeto que salva vidas e inspira nossa comunidade acadêmica”, afirma Bárbara.
Impacto educacional e humano
Além do aporte logístico, a parceria enriquece a formação dos futuros médicos. Alunos da área da saúde da UB acompanham a captação, o transporte e o transplante do órgão doado, vivenciando na prática a complexidade e a humanidade envolvidas em um processo como esse.
Nos últimos voos apoiados pela UB, foram transportados um coração e um pulmão de Presidente Prudente para São Paulo, e um coração pediátrico, de Jataí (GO) para a capital paulista.
TransplantAR Aviação Solidária
O Programa TransplantAR Aviação Solidária nasceu quando o comandante e empresário Francisco de Assis Lyra, o cirurgião cardiovascular do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (InCor), Dr. Ronaldo Honorato, e outros empresários identificaram que aeronaves privadas ficavam de 80% a 90% do tempo estacionadas.
Com o programa, sempre que há oferta de um órgão disponível, a Central Estadual de Transplantes do Estado de São Paulo, aciona o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA), que mobiliza uma aeronave privada conforme disponibilidade. O programa teve início em dezembro de 2023, com o apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O lançamento oficial foi feito pelo Governo do Estado de São Paulo em setembro de 2024.
O projeto também conta com o apoio de concessionárias, operadoras de aeroportos, distribuidoras de combustível, empresas de atendimento e catering, além de ser realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP). Foi reconhecido no Prêmio Justiça e Saúde 2024, na categoria Empresas e Sociedade Organizada, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) através do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus).
Para mais informações sobre o projeto TransplantAR Aviação Solidária, visite: www.transplantar.institutoaviacao.org.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















