Ratazana leva pavor a passageiros em voo intercontinental
Roedor a bordo levou a cancelamento no voo de volta de Aruba para Aruba

Um rato que surgiu a bordo de um avião da KLM deixou os passageiros assustados em pleno voo. A ratazana foi avistada no voo entre Amsterdam e Aruba, no Caribe. A ocorrência levou a companhia a cancelar o voo de volta, deixando 250 passageiros frustrados. O animal foi descoberto na noite de quarta-feira a bordo do voo entre o país europeu e a ilha caribenha. A ocorrência foi confirmada por um porta-voz da companhia aérea à RTL Nieuws .
“Não sabemos como o animal foi parar a bordo. O rato foi encontrado quando a aeronave sobrevoava o oceano. Uma situação muito lamentável para os passageiros que tiveram que passar por isso”, disse o porta-voz da KLM.
Mesmo com o susto dos passageiros, o voo prosseguiu normalmente após a descoberta do animal.
“O comandante não tinha muita escolha”, disse o porta-voz.
“A tripulação ficou de olho no animal, que não se aproximou das refeições.”
Ao chegar em Aruba, o avião deveria retornar a Amsterdã, mas o voo foi cancelado.
“Cancelamos o voo de volta porque o avião precisava ser higienizado de forma especial e extra-minuciosa por causa do rato.”
Isso deixou mais de 250 passageiros que tinham voos marcados de Aruba para Amsterdã, com escala em Bonaire, sem transporte. A KLM providenciou hotéis e os clientes poderão solicitar indenização.
“Muito frustrante e muito desagradável”, disse o porta-voz da KLM. “Esta é uma situação inédita para nós também. Não me lembro de ter vivenciado algo assim antes.”
Em novembro passado, um outro rato foi filmado sob um painel de iluminação no teto de um voo, supostamente da Spirit Airlines, nos Estados Unidos. A aeronave seguia de Dallas para Los Angeles. As normas da Administração Federal da Aviação dos Estados Unidos exigem que as companhias aéreas inspecionem a presença de roedores para minimizar o risco de transmissão de doenças e garantir a segurança dos passageiros.
COBRA
Em outubro de 2022, uma cobra foi vista entre os passageiros de um voo da americana United Airlines. O voo 2038 entre Tampa, na Flórida e Nova Jersey pousou normalmente e o Departamento de Operações de Vida Selvagem e o Departamento de Polícia da Autoridade Portuária removeram a cobra e a soltaram na natureza posteriormente.

Seis meses depois, em abril de 2023, um piloto sul-africano foi forçado a pousar em emergência depois que descobriu que havia uma Cape Cobra, popularmente chamada de Naja, a bordo do avião modelo Beechcraft Baron 58 que transportava 4 passageiros. Não houve feridos. A Cape Cobra é uma das serpentes mais venenosas da África do Sul.
Em novembro de 2016 foi a vez de um voo doméstico da Aeromexico, de Torreón para a Cidade do México, receber um “passageiro ilustre”. Uma serpente surgiu sobre as poltronas dos passageiros, pendurada no compartimento de bagagem. O comandante optou por um pouso de emergência. Um professor universitário que estava a bordo conseguiu capturar a víbora de 1,5 metros com um cobertor.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














