Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

Saiba como foi a avaliação das três maiores aéreas do país no Anuário Saúde Mental nas Empresas

Dados analisados pelo Instituto Philos Org mostram que, de maneira geral, a preocupação com o bem-estar dos empregados caiu em relação ao ano passado

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

Instituto avalia Saúde Mental nas aéreas Lucas Batista

A preocupação com a saúde mental dos empregados, que esteve em alta no período pós pandemia de Covid-19, pode ter deixado de ser prioridade nas grandes organizações. É o que mostra o Anuário da Saúde Mental nas Empresas 2024, divulgado na quinta-feira (10).

O índice geral de avaliação das 100 maiores empresas do país caiu em relação a 2023: passando de 5,40 para 5,06. O estudo é feito com base nos relatos integrados, documentos elaborados pelas próprias organizações para prestar contas à sociedade e, consequentemente, gerar mais valor ao negócio.

Das três grandes da aviação (LATAM, Azul e GOL), a Azul é a que aparece na melhor colocação no ranking geral: na 42ª posição, com índice de 3,05. A GOL figura no 48º lugar (nota 2,76) e a LATAM em 50º (nota 2,62).

No recorte setorial, entre as empresas de Serviços, Transportes e Logística, a Azul obteve a quarta colocação, seguida por GOL e LATAM. O líder do setor foi o Grupo CCR, com índice de 5,71.


Essa é a primeira vez que as ações de saúde mental relatadas pela Azul e GOL são avaliadas já que, no ano passado, as empresas, ou não haviam publicado relatórios integrados, ou eles não eram específicos para as operações no Brasil.

Entre 2020 e 2022, os transtornos mentais representaram a terceira maior causa de afastamento de trabalhadores no Brasil. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.


“O tema Saúde Mental esteve na agenda das grandes corporações durante a pandemia e no pós-pandemia. Com o fim desse período, a pauta tem saído de cena, o que ajuda a explicar a queda no índice de preocupação das empresas em relatar o que tem sido feito nessa temática. Reforçamos que a saúde mental não pode ser encarada de forma sazonal”, analisa Carlos Assis, fundador do Instituto Philos Org e editor do Anuário.

O Instituto Philos Org é voltado à promoção da Saúde Mental nas organizações, conjugando o bem-estar dos colaboradores com o retorno para os acionistas e a sociedade. Além de psicólogo clínico, Carlos Assis, fundador do Instituto, tem mais de 35 anos de experiência como executivo em empresas internacionais.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.