Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sanções da guerra fazem Sri lanka apreender avião russo

A330 da Aeroflot não teve permissão para voar para Moscou em meio a uma disputa legal com empresa de leasing

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Aeroflot: avião apreendido no Sri Lanka
Aeroflot: avião apreendido no Sri Lanka Aeroflot: avião apreendido no Sri Lanka

O Sri Lanka proibiu um avião operado pela Rússia de deixar a ilha do sul da Ásia até uma audiência no final deste mês, enquanto as sanções ocidentais continuam a atrapalhar a indústria de viagens da Rússia.

O Airbus A330-343, operado pela companhia aérea estatal russa Aeroflot, não teve permissão para voar para Moscou conforme programado em 2 de junho, em meio a uma disputa legal com uma empresa de leasing. O voo tinha mais de 200 passageiros a bordo.

A Celestial Aviation Trading Limited, uma das maiores empresas de leasing de aviões, está tentando confiscar o jato depois que a Rússia não devolveu sua propriedade.

A União Europeia impôs em fevereiro uma ampla gama de sanções econômicas à Rússia, incluindo a proibição do aluguel de aviões da UE, depois que ela invadiu a Ucrânia.

Publicidade

As sanções do bloco exigiam que a Rússia devolvesse qualquer aeronave alugada de empresas da UE até o final de março.

A Rússia tinha mais de 500 aeronaves alugadas do Ocidente de um parque total de cerca de 1.300, segundo a agência de notícias RBC , o que significa que o cumprimento das sanções teria dizimado a indústria de viagens do país.

Publicidade

O presidente Vladimir Putin assinou um projeto de lei em março permitindo que as companhias aéreas russas apreendessem os aviões alugados.

O regulador de aviação da Rússia alertou suas companhias aéreas para que não pilotem aviões alugados no exterior em meio à preocupação de que possam ser apreendidos.

Publicidade

Empresas de leasing confiscaram 78 aviões operados por companhias aéreas russas desde que as sanções foram impostas, embora quase todos tenham ocorrido nos primeiros dias.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia exigiu que o Sri Lanka resolva a situação, alertando que isso pode prejudicar as relações bilaterais . Sri Lanka é um destino popular para turistas russos.

Um tribunal do Sri Lanka realizará uma audiência sobre o caso em 8 de junho, informou a mídia local.

Enquanto isso, os passageiros russos foram alojados em um hotel pela Aeroflot, aguardando a resolução do assunto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.