Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro
Publicidade

Sujeira a bordo interrompeu subida de avião em São Paulo

Boeing cargueiro que decolou de Viracopos interrompeu rota para Miami na última semana. Uma válvula suja impediu pressurização da aeronave

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Boeing 767-300ER da canadense Cargojet
Boeing 767-300ER da canadense Cargojet

Uma válvula suja.

Essa foi a causa da despressurização na cabine de um Boeing 767 que decolou de Viracopos na última semana e virou notícia na mídia nacional por dar voltas (orbitar) na região.

A aeronave nivelou no FL100, queimou combustível e retornou a Viracopos para um pouso seguro na pista 15 cerca de 2h30 após a decolagem. A queima de combustível (fuel dumping) é recomendada nesses casos para evitar danos estruturais à aeronave durante o pouso.

Desnecessário mencionar o prejuízo causado.

Publicidade

O Boeing 767-300 cargueiro da Cargojet Airways, matrícula C-GVIJ realizando o voo W8-1592 de Viracopos, SP (Brasil), para Miami, FL (EUA), com dois tripulantes, decolou do aeroporto, e a tripulação percebeu que a cabine não pressurizava mais do que 5 psi e foi incapaz de manter a pressão. Ambos os controladores de pressão falharam. A tripulação interrompeu a subida no nível FL260.

O comandante declarou Pan-Pan, um tipo de comunicação para dizer que há uma situação a bordo, mas sem representar perigo imediato à segurança de voo.

Publicidade

O Conselho de Segurança em Transporte do Canadá (TSB) informou que a manutenção substituiu o transceptor RAD ALT central. A válvula de alívio de pressão inferior foi encontrada aberta por detritos de objetos estranhos, que foram removidos e a válvula foi fechada. Os controladores de pressão da cabine foram substituídos, o painel de controle de exibição do primeiro oficial foi substituído, o Sistema de Gerenciamento de Voo (FMC) do comandante foi testado e considerado utilizável.

De acordo com o AvHerald, uma inspeção de excesso de peso foi realizada e a aeronave foi devolvida ao serviço.

A aeronave conseguiu finalmente chegar a Miami em 11 de novembro de 2021, 4 dias após o incidente.

A Cargojet é uma companhia com sede em Mississauga, Ontario. Com 28 aeronaves na frota, sua especialidade é o transporte de cargas.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.