Tom Cruise recebe a mais alta condecoração civil da Marinha dos Estados Unidos por Top Gun
Homenagem se deu pelas ‘contribuições extraordinárias’ às forças armadas com papéis do ator no cinema
Lançado no Brasil em maio de 2022, o filme Top Gun Maverick segue rendendo reconhecimento e prêmios ao seu produtor e principal astro. Tom Cruise recebeu a maior honraria civil da Marinha dos EUA por “contribuições extraordinárias” às forças armadas com seus papéis no cinema.
O papel principal de Cruise no sucesso de bilheteria Top Gun, de 1986, o elevou ao status de celebridade, e o sucesso recorde do filme impulsionou o alistamento militar.
O Prêmio de Serviço Público Distinto foi entregue a Cruise durante uma cerimônia na terça-feira (17) no Longcross Film Studios em Chertsey, Surrey, na Inglaterra.
Segundo a BBC, a estrela de 62 anos expressou sua gratidão pelo “reconhecimento extraordinário”.
“Admiro todos os militares, homens e mulheres”, disse Cruise, ao lado do Secretário da Marinha dos EUA, Carlos Del Toro, que lhe entregou um certificado e uma medalha.
A Marinha agradeceu ao herói de ação, que, segundo a força, “aumentou a conscientização e a apreciação do público por nosso pessoal altamente treinado e pelos sacrifícios que eles fazem enquanto estão uniformizados”.
Cruise estrelou como o piloto Maverick em Top Gun, um filme sobre ases da aviação da Guerra Fria, e foi tão influente que a Marinha até montou mesas de recrutamento nos cinemas.
O astro indicado ao Oscar reprisou seu papel como Tenente Pete Mitchell na sequência de 2022, Top Gun: Maverick, que, segundo a Marinha, “revigorou” o interesse militar do público mais jovem.
Na terça-feira, Del Toro disse: “Tom Cruise passou quase quatro décadas como um apoiador inabalável dos homens, mulheres e famílias da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais”.
Cruise estava em Chertsey, Surrey, enquanto trabalhava em seu próximo filme Missão: Impossível: O Julgamento Final, com lançamento previsto para maio de 2025.
A prestigiosa homenagem civil foi concedida anteriormente aos vencedores do Oscar Steven Spielberg e Tom Hanks por seu trabalho no filme O Resgate do Soldado Ryan, da Segunda Guerra Mundial.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.