Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

United Airlines investe US$ 5 milhões na empresa de captura de carbono Svante

Companhia aérea quer transformar CO2 removido da atmosfera em combustível sustentável de aviação (SAF)

Luiz Fara Monteiro|Do R7

United Airlines: investimento na captura de carbono Svante
United Airlines: investimento na captura de carbono Svante United Airlines: investimento na captura de carbono Svante

A United Airlines ─ uma das maiores companhias aéreas do mundo, que opera voos regulares diretos entre o Brasil e os Estados Unidos ─ anunciou um investimento de US$ 5 milhões na empresa de tecnologia de captura de carbono Svante, que fornece materiais e tecnologia como parte da cadeia de valor com potencial para converter CO2 removido da atmosfera e de fontes de emissão industrial em combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês). Este é o mais recente investimento anunciado do novo United Airlines Ventures Sustainable Flight Fund SM, (Fundo de Voos Sustentáveis ​​da United Airlines Ventures), um veículo de investimento inédito projetado para apoiar startups focadas na descarbonização das viagens aéreas, acelerando a pesquisa e produção de tecnologias associadas ao SAF.

A companhia aérea pretende ser 100% verde, reduzindo suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 100% até 2050, sem depender de compensações de carbono tradicionais. Até o momento, a United investiu na produção futura de mais de três bilhões de galões de SAF -- mais do que qualquer companhia aérea do mundo.1

"A tecnologia de captura de carbono tem o potencial de ser uma solução crítica no esforço para parar a mudança climática e tem o benefício adicional de nos ajudar a escalar a produção de SAF", disse Scott Kirby, CEO da United Airlines. "Na United, estamos desenvolvendo essa abordagem, investindo em empresas que podem capturar CO2 e em outras que podem transformá-lo em combustível. Não há dúvida de que essa utilização de carbono está em sua infância hoje, mas como líder em voos sustentáveis devemos ajudar a construir a base para implantar essa tecnologia do futuro, da maneira mais conveniente possível. Isso é realmente um imperativo global e o investimento da United na Svante reflete nossa dedicação em tornar as viagens sustentáveis ​​uma realidade."

Esse aporte foi feito como parte da rodada de investimentos da Série E da Svante e viabilizará e apoiará a instalação da fabricação de filtros em escala comercial da empresa em Vancouver, Canadá. A Svante está trabalhando com organizações líderes mundiais em todo o globo, incluindo a Dimensional Energy, uma empresa de utilização de carbono -- CO2 para combustível de aviação --, na qual a United Airlines Ventures investiu no ano passado.

Publicidade

"Estamos satisfeitos por ter o apoio da United Airlines como um dos nossos investidores de classe mundial", disse Claude Letourneau, presidente e CEO da Svante. "O setor aéreo tem uma grande oportunidade de causar um grande impacto na descarbonização global -- combatendo as mudanças climáticas por meio da transição para combustíveis sustentáveis ​​ de aviação e outras tecnologias inovadoras, que ajudarão o mundo a zerar emissões. Seu investimento em empresas como a nossa ajudará a acelerar a comercialização da tecnologia de captura e remoção de carbono."

A Svante é uma líder em captura e remoção de carbono baseada em sorvente sólido de segunda geração. A tecnologia de captura e remoção de carbono escalável, ecológica e comercialmente disponível da empresa emprega leitos absorventes estruturados, conhecidos como filtros. Esses filtros podem capturar 95% das emissões de CO2 de locais industriais, assim como o CO2 que já está no ar. Uma vez que o CO2 é capturado, ele é concentrado e pode ser usado na criação de SAF ou outros produtos. Ele também pode ser transportado com segurança e armazenado no subsolo.

Publicidade

A previsão é que a instalação da Svante produza módulos de filtro suficientes para capturar milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano em centenas de instalações de captura de carbono em grande escala.

"É ótimo ver o compromisso da United em construir um ecossistema de dióxido de carbono (CO2) para combustível sustentável de aviação (SAF) manifestado por meio desse investimento significativo em Svante", disse Jason Salfi, CEO da Dimensional Energy. "As equipes da Svante e da Dimensional Energy estão trabalhando juntas para projetar sistemas integrados de CO2 capturado para SAF, hoje. Há CO2 suficiente na atmosfera e nas emissões de processos industriais para fornecer todo o carbono necessário aos combustíveis e produtos que as pessoas usam todos os dias, agora e no futuro. A Svante fornece o primeiro passo em direção a uma economia circular de carbono."

Publicidade

O SAF é uma alternativa ao combustível de aviação convencional, que, com base no ciclo de vida, reduz as emissões de gases de efeito estufa (GEE) associadas às viagens aéreas. Atualmente, o combustível sustentável de aviação é produzido a partir de óleo de cozinha usado e de resíduos agrícolas e, no futuro, poderá vir de outras matérias-primas, incluindo lixo doméstico, resíduos florestais ou CO2 comprimido, o produto final do processo de captura de carbono da Svante.

Governo dos EUA reconhece o valor do SAF

A Lei de Redução da Inflação dos EUA, de 2022, inclui os maiores investimentos governamentais em mudanças climáticas na história daquele país -- um novo crédito fiscal de mistura especificamente para SAF, junto com outros incentivos críticos para energia limpa e captura de carbono --, que ajudarão a estimular um aumento da infraestrutura e fornecimento de combustível sustentável de aviação, enquanto reduzem os custos para consumidores do SAF.

As Forças Armadas dos EUA utilizam quase cinco bilhões de galões de combustível de aviação anualmente e o Departamento de Defesa usará uma mistura contendo, pelo menos, 10% de SAF até 2028, devido à Lei de Autorização de Defesa Nacional, de 2023.

De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, os vastos recursos de matéria-prima do país são suficientes para atender à demanda projetada de SAF de toda a indústria de aviação local.

Compromisso da United com emissões líquidas zero até 2050

A United pretende ser 100% verde, reduzindo suas emissões de GEE em 100% até 2050, sem depender de compensações de carbono tradicionais. Além do Fundo de Voos Sustentáveis ​​da UAV, a companhia lançou um programa de compra de SAF chamado Eco-Skies Alliance e estabeleceu um fundo de risco -- o United Airlines Ventures -- para identificar e investir em empresas e tecnologias que possam descarbonizar as viagens aéreas. Esses investimentos estratégicos incluem captura de carbono, motores elétricos a hidrogênio, aeronaves regionais elétricas e táxis aéreos.

Sobre a United Airlines

O propósito compartilhado da United é "Conectar Pessoas. Unir o Mundo". A partir de seus hubs em Chicago, Denver, Houston, Los Angeles, Nova York/Newark, São Francisco e Washington, D.C., a companhia opera a rede global de rotas mais abrangente entre as transportadoras norte-americanas. A United está trazendo de volta os destinos favoritos de seus clientes e adicionando outros, no caminho de se tornar a melhor empresa aérea do mundo. A United Airlines Holdings, Inc., empresa controladora da United Airlines, Inc., é negociada na Nasdaq sob o símbolo "UAL".

Sobre a Svante

A Svante oferece às empresas de indústrias com emissão intensiva uma maneira comercialmente viável de capturar emissões de CO2 em larga escala a partir da infraestrutura existente, seja para armazenamento seguro ou para uso industrial posterior em um circuito fechado. Com a capacidade de capturar CO2 de fontes industriais e diretamente da atmosfera de maneira ambientalmente sustentável, a Svante torna a captura e remoção de carbono em escala industrial uma realidade. A empresa está no Global Cleantech 100 de 2023 e ficou em segundo lugar entre as empresas privadas no Corporate Knights Future 50 Fastest-Growing Sustainable Companies in Canada. O Conselho de Administração da Svante inclui o Prêmio Nobel e ex-Secretário de Energia, Steven Chu. Para saber mais sobre a Svante, visite o site, ou siga a empresa nas redes sociais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.