Vídeo capta chamas saindo do motor de um 'jumbo', em Miami
Boeing 747 da Atlas Air precisou retornar ao aeroporto instantes depois da decolagem. Apesar da cena impressionar, ocorrência não representa risco à segurança de voo
Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro

A imagem de um Boeing 747-8 soltando chamas do motor número 2, do lado esquerdo da aeronave, viralizou na aviação na noite desta quinta-feira (18).
O "jumbo" cargueiro da Atlas Air - com 5 tripulantes a bordo - decolou da pista 9 do Aeroporto Internacional de Miami com uma hora e meia de atraso, às 22h32, com destino ao Aeroporto Internacional Luis Munoz Marin, em San Juan, em Porto Rico.
Com a pane, o avião retornou à Miami. O piloto comunciou a ocorrência ao Controle de Tráfego Aéreo:
"Temos fogo em um dos motores"
O Boeing 747 possui 4 motores. O avião da Atlas pousou em segurança, com o acompanhamento de equipes de resgate no terminal.
Não houve relatos de feridos.
Esse tipo de pane - conhecida na aviação como 'estol de compressor', não oferece ameaça à segurança de voo, apesar da cena impressionar. Como não sabem a causa nem a extensão da pane no motor, pilotos buscam o pouso em aeroportos mais próximos, por precaução.
"O pouso é preventivo, a ação é uma forma de mitigar o risco pois não se sabe o que está causando o 'stall", explica o comandante Fernando Pamplona, que também é instrutor de linha aérea.














