Vídeo comprova destruição do Antonov 'Mriya', o maior avião do mundo
Modelo era único e não pôde ser retirado da Ucrânia por estar em manutenção. Bombardeio russo destruiu a aeronave e deixou entusiastas da aviação comovidos
Luiz Fara Monteiro|Do R7

Um vídeo transmitido pela TV estatal russa mostrou destroços do maior avião cargueiro do mundo, o Antonov AN-225, que foi destruído, perto de Kiev, na invasão russa da Ucrânia.
Leia também
O anúncio sobre a destruição da aeronave foi feito no último domingo (27), mas informações desencontradas, incluindo uma divulgação dúbia da própria fabricante, deixou dúvidas no ar e trouxe até esperanças aos entusiastas da aviação. Imagens do jato ucraniano arruinado, no entanto, foram exibidas na sexta-feira (25) no Canal 1 estatal da Rússia e de lá compartilhadas em canais de mídia social ocidentais.
O avião, também chamado Mriya, que significa "Sonho", é um ponto de orgulho ucraniano.
A correspondente do Canal 1, Irina Kuksenkova, relatou do aeroporto Hostomel, uma pista de pouso disputada a cerca de 24 km da capital ucraniana, Kiev. O terminal serve como base da fabricante Antonov.
O Mriya tinha seis motores distribuídos nas asas de 88,4 m de envergadura. A capacidade de carga era de 250 toneladas.
A altura do avião, 32 m, equivalia à de um prédio de oito andares, e ele foi o único modelo contruído na década de 1980, projetado para dar apoio ao programa espacial – ironia do destino – russo.
Apesar da iminência da invasão russa, o avião não teria sido retirada de Kiev por estar em trabalho de longa manutenção.
Crianças aprendem a manusear um AK-47 durante treinamento de defesa pessoal na cidade de Lviv, na Ucrânia
Crianças aprendem a manusear um AK-47 durante treinamento de defesa pessoal na cidade de Lviv, na Ucrânia



























