Luiz Fara Monteiro Vídeo revela bastidores do pouso do A340 na Antártica

Vídeo revela bastidores do pouso do A340 na Antártica

Avião de 4 motores saiu da Cidade do Cabo e pousou pela primeira vez em uma pista de gelo do continente branco.

Hi Fly realiza voo histórico na Antártica

Hi Fly realiza voo histórico na Antártica

Marc Bow / Hi Fly

O Airbus sem passageiros decolou da Cidade do Cabo, na África do Sul levando suprimentos para um acampamento na região.

A equipe deixou o hotel às 5 da manhã e levou meia hora até chegar ao aeroporto. Assista o vídeo aqui ao final desta reportagem.

Os procedimentos no terminal duraram 30 minutos e o embarque da tripulação na aeronave foi às 6 da manhã. Como o pessoal de apoio chegou ao Cape Town International uma hora antes, a aeronave já estava abastecida e carregada.

Ao todo, 23 pessoas estavam na aeronave. 

Foi a primeira vez que um A340, jato de quatro motores, pousou na Antártica. O voo durou pouco mais de 5 horas, percorrendo 2.500 milhas náuticas, ou 4630 km. 

O quadrimotor é certtificado para decolagem com peso máximo de 275 toneladas. A equipe permaneceu em solo por menos de 3 horas. 

Entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020, um Boeing 767 - bimotor - operou uma série de seis voos entre a Cidade do Cabo e a base de pesquisa russa de Novolazarevskaya, em uma pista de 3 mil metros. 

Comandante relata desafios enfrentados pelo A340 na pista

Comandante relata desafios enfrentados pelo A340 na pista

Marc Bow / Hi Fly

A empresa que fretou a aeronave anuncia que fará novos voos ao continente antártico levando cientistas e turistas.

O piloto Carlos Mirpuri, que também é vice-presidente da Hi Fly disse que o voo foi bem tranquilo, mas admitiu que a pista de gelo trouxe um certo desafio. 

"O reflexo e enorme, os óculos especiais ajustam os olhos entre a visão de fora da cabine e os instrumwentos do cockpit. O piloto que monitora o voo tem um papel importante ao fazer a comunicação de praxe, especialmente durante a aproximação para o pouso", disse Mirpuri

O voo tinha foi fretado pela empresa de turismo de aventura White Desert . As equipes ficaram menos de três horas no solo do continente do Polo Sul.

As operações aeronáuticas no local são permitidas apenas para equipes altamente especializadas.

Últimas