Avião da KLM tem problema nos flaps e piloto declara 'Mayday' durante voo
Pilotos reportaram problemas com os flaps, além de pouca quantidade de combustível
Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro
A tripulação de um voo da KLM precisou declarar 'Mayday' após o registro de uma falha em um mecanismo a bordo. A expressão “Mayday” é um dos sinais de emergência mais reconhecidos no mundo da aviação e da navegação marítima, usada para indicar uma situação uma de emergência a bordo.
O incidente ocorreu na última sexta-feira (15), em uma aeronave modelo Boeing 737, matrícula PH-BXS. A aeronave operava o voo KL1074, de Manchester, no Reino Unido, para Amsterdã, na Holanda.
Na comunicação entre a torre e os pilotos, captada pela plataforma RadarBox, um dos pilotos reportou que o flap apresentava falha, além de baixa quantidade de combustível.
De acordo com os dados da plataforma RadarBox, a aeronave decolou às 11:04 (GMT) e pousou às 13:26 (CET) em Amsterdã, voando por aproximadamente 1 hora e 21 minutos. Apesar da declaração de Mayday, o avião pousou em segurança no Aeroporto de Amsterdam Schiphol.
Flaps são superfícies localizadas na parte de trás das asas, que contribuem principalmente no aumento da sustentação, permitindo a redução da velocidade antes da aeronave tocar o solo.
Quem viaja em assentos próximos às asas já deve ter percebido que, momentos antes do pouso, abas são estendidas na parte posterior (bordo de fuga) das asas, tornando-as ainda maiores. Essas abas que se estendem são os flaps.
Colaboração de Caio Barros
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.