Voo da LATAM que partiu de Brasilia para Teresina declara emergência e retorna à capital federal
Aeronave perdeu a comunicação com o Controle de Tráfego Aéreo. Viaturas da Brigada de Incêndio acompanharam o pouso
O voo LA3852 da LATAM que decolou de Brasília às 21h39 desta quinta-feira (26) rumo a Teresina, no Piauí, declarou emergência minutos após a decolagem e retornou ao Aeroporto Juscelino Kubitschek. Os pilotos emitiram o código transponder 7700, que significa uma situação de emergência.
A aeronave, um Airbus A320, matrícula PR-MHG, precisou dar voltas (orbitar) sobre a região do Distrito Federal por cerca de 40 minutos até o momento do pouso. O avião perdeu a comunicação e o aeroporto priorizou o tráfego para o A320.
Os outros voos em rota para Brasília precisaram aguardar o procedimento de aproximação, decolagens foram suspensas. Sem o rádio em funcionamento, técnicos da companhia tentaram, sem sucesso, a comunicação por mensagem via satélite por um dispositivo a bordo chamado ACARS (sigla em inglês para Sistema de Endereçamento e Relatório de Comunicação de Aeronaves).
“Boa noite! Favor confirmar condição da aeronave”, dizia a mensagem aos pilotos. Não houve resposta.
Contatos via outras aeronaves também se mostraram infrutíferos.
O pouso do voo LA3852 aconteceu pouco antes das 22h30, acompanhado por viaturas da Brigada de Incêndio.
Por nota, a Inframerica informou que o “Aeroporto de Brasília voltou a ficar operacional, com pousos e decolagens ocorrendo normalmente instantes após a ocorrência”.
Ainda de acordo com a concessionária, “às 22h um voo da LATAM solicitou retorno ao aeroporto logo após a decolagem. O avião pousou no aeroporto sem qualquer intercorrência cerca de 20 minutos depois. Por protocolo de segurança, as operações aéreas do terminal foram suspensas até o pouso da aeronave, retomando às 22h27″.
A LATAM informa que o voo LA3852 (Brasília-Teresina) desta quinta-feira (26/12) precisou retornar ao aeroporto de origem devido à necessidade de manutenção corretiva não programada na aeronave.
O pouso ocorreu sem intercorrências às 22h20 (hora local) e todos os passageiros foram desembarcados em absoluta segurança.
A companhia está oferecendo toda a assistência aos passageiros, que serão reacomodados no voo LA9003 (Brasília-Teresina), programado para às 21h05 desta sexta-feira (27/12).
A LATAM lamenta os transtornos causados e reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.