Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Voo da LATAM retorna ao aeroporto de Brasília após se chocar com pássaro

Aeronave que seguiria para Goiânia pousou em segurança no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Airbus A320 (PR-MHP) no pátio de Brasília após choque com pássaro Reprodução vídeo perfil Brazilian Spotter no YouTube

Um voo da LATAM que decolou de Brasília na tarde desta segunda-feira (11) para Goiânia precisou retornar à capital federal depois que a aeronave se chocou com um pássaro durante a subida. O perfil Brazilian Spotter, no YouTube, registrou o momento em que a aeronave taxiava no pátio do aeroporto, depois do registro do ‘bird strike’.


O voo LA4647, operado pelo Airbus A320, matrícula PR-MHP, orbitou sobre o Distrito Federal por alguns minutos antes de retornar ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e pousar em segurança. Veja o trajeto percorrido pela aeronave no gráfico do AirNav Radar, plataforma mundial de monitoramento de voos, parceira do blog.

O incidente foi registrado pouco depois das 15h35 e causou o fechamento temporário da pista 29R, que logo retornou à operação. Testemunhas em solo notaram a passagem da aeronave fazendo um barulho diferente do normal. O voo acabou sendo cancelado.


Aeronave orbitou sobre o Distrito Federal antes de retornar para pouso em Brasília AirNav Radar

Colisões entre aviões e pássaros em áreas próximas a aeroportos, em baixa altitude, não são raras, devido à fauna em torno dos aeródromos. Esse tipo de incidente não costuma apresentar ameaça à segurança do voo. No entanto, as companhias aéreas determinam o pouso no aeroporto mais próximo como forma de prevenção.

A LATAM foi procurada para comentar a ocorrência e emitiu a seguinte nota:


“A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA4647 (Brasília-Goiânia), desta segunda-feira (11/08), precisou retornar ao aeroporto de origem após um episódio de bird strike (colisão com pássaro). O pouso ocorreu em completa segurança e a aeronave precisou entrar em manutenção, causando o cancelamento do voo.”

A companhia lamenta os transtornos causados por esta situação totalmente alheia ao seu controle e informa que está oferecendo assistência necessária aos passageiros.


A LATAM reforça que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.