Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

Zelensky se irrita com perda de caça F-16 e demite comandante da Força Aérea da Ucrânia

Comitê parlamentar de defesa, segurança e inteligência, afirmou que o F-16 foi abatido pelos próprios sistemas de defesa aérea da Ucrânia em um caso de fogo amigo

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

Volodymyr Zelensky: irritação com perda de caça Site oficial do governo da Ucrânia

A queda de um caça F-16 trouxe uma consequência política para a Ucrânia. O presidente Volodymyr Zelensky demitiu nesta sexta-feira o chefe da força aérea do país, um dia depois de Kiev ter dito que um caça F-16 de fabricação norte-americana caiu em combate , matando o piloto.

Em uma mensagem de vídeo, Zelensky disse que “decidiu substituir o comandante da força aérea” para fortalecer a liderança militar da Ucrânia. O anúncio veio logo após seu gabinete ter publicado um decreto para remover oficialmente Mykola Oleshchuk do cargo. A irritação de Zelensky se deu pela morte do piloto e pelos esforços feitos pelo presidente ucraniano junto à comunidade internacional, sobretudo aos Estados Unidos, por uma ajuda no reforço da frota de caças utilizados por sua força aérea nos combates com a Rússia. O presidente considerou como falta grave a circusntância em que se deu o acidente.

A queda do F-16 foi um revés de grande repercussão para Kiev, que havia pressionado o Ocidente durante meses para enviar o caça avançado. Foi a primeira perda relatada, poucas semanas depois que a Ucrânia começou a receber a aeronave supersônica. Os militares disseram que o avião e o piloto caíram durante uma missão de combate no início desta semana, após derrubar mísseis russos. Uma versão divulgada logo após a queda da aeronave responsabilizava erro operacional do piloto.

A deputada Mariana Bezugla, que faz parte do comitê parlamentar de defesa, segurança e inteligência, no entanto, afirmou que o F-16 foi abatido pelos próprios sistemas de defesa aérea da Ucrânia em um caso de fogo amigo. Em resposta a essas alegações, Oleshchuk a acusou na sexta-feira de tentar desacreditar os líderes militares da Ucrânia e disse que uma investigação completa sobre o incidente estava em andamento.


Zelensky não forneceu mais detalhes sobre o motivo pelo qual decidiu substituir seu comandante da força aérea, dizendo apenas que sua equipe de comando “precisava ficar mais forte”. O tenente-general Anatolii Kryvonozhko, que lidera as operações da força aérea na parte central da Ucrânia, assumiria temporariamente o papel de comandante geral, informou a força aérea.



Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.