Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

METZELER apresenta pneu superesportivo Sportec M9 RR

O mais recente pneu da METZELER deriva da experiência adquirida nas pistas de corrida e foi projetado para oferecer altos níveis de aderência, dirigibilidade e segurança mesmo em situações de asfalto molhado e ondulado

Moto Segurança e Trânsito|André Garcia, do R7

O pneu é projetado para proprietários de motos superesportivas e naked com estilo de pilotagem esportiva
O pneu é projetado para proprietários de motos superesportivas e naked com estilo de pilotagem esportiva O pneu é projetado para proprietários de motos superesportivas e naked com estilo de pilotagem esportiva

A METZELER apresentou no Brasil seu mais novo pneu superesportivo: o METZELER SPORTEC M9 RR. O lançamento foi feito dentro do Festival Moto do Ano e o pneu estará disponível para experimentação do público durante o evento, que acontece nos dias 21 e 22 de novembro.

O SPORTEC M9 RR é o mais recente pneu superesportivo da fabricante e está entre os produtos mais esperados por todos os motociclistas que, nos últimos anos, apreciaram as características de seu renomado antecessor, o SPORTEC M7 RR. O pneu é projetado para proprietários de motos superesportivas e naked com estilo de pilotagem esportiva, que usam suas motos todos os dias e em todas as condições climáticas, da selva urbana às rápidas excursões de fim de semana.

O nome SPORTEC M9 RR consolida a tradição tecnológica da METZELER. SPORTEC identifica os pneus rodoviários superesportivos do portfólio da fabricante enquanto o sufixo RR, sigla para Road Racing, refere-se às competições icônicas como a Isle of Man Tourist Trophy, vencida em sua edição de 2019 pelo METZELER RACETEC RR Slick. A METZELER, historicamente, tem usado as corridas como um campo de testes para validar o pico de desempenho e versatilidade de seus produtos graças à ampla gama de condições operacionais que podem ser enfrentadas durante esses eventos.

Projetado para entregar desempenho também em condições desafiadoras na estrada
Projetado para entregar desempenho também em condições desafiadoras na estrada Projetado para entregar desempenho também em condições desafiadoras na estrada

Quando se trata de corridas em estradas, o desempenho máximo dos pneus é necessário em uma gama extremamente ampla de condições de asfalto e temperatura. Por este motivo, o SPORTEC M9 RR foi projetado para entregar desempenho também em condições desafiadoras na estrada. Uma ampla gama de tipos de asfalto e temperaturas, no seco ou molhado. Assim vem a reivindicação escolhida para acompanhar a introdução do pneu SPORTEC M9 RR: RIDE THE UNEXPECTED.

Publicidade

Características e benefícios do SPORTEC M9 RR

Os principais benefícios são:

Publicidade

- alto nível de aderência graças ao uso da tecnologia bi composto usando sílica tanto no pneu dianteiro quanto no traseiro. Os compostos funcionam juntos com a banda de rodagem para garantir a melhor tração e dirigibilidade nas retas. Os ombros lisos fornecem altos níveis de aderência e impulso lateral no ângulo máximo de inclinação em um amplo espectro de asfaltos;

- excelente dirigibilidade alcançado graças a estrutura inovadora que melhora a resposta do pneu, dependendo do uso, com conforto e prazer de pilotagem em baixa velocidade, reatividade e precisão em velocidades mais altas;

Publicidade

- alto nível de aderência no molhado possibilitada pelas características dos compostos com sílica e seu esquema de construção, que também garantem rápido aquecimento mesmo em estradas úmidas e frias.

O pneu dianteiro usa os mesmos compostos da traseira para garantir uma resposta homogênea
O pneu dianteiro usa os mesmos compostos da traseira para garantir uma resposta homogênea O pneu dianteiro usa os mesmos compostos da traseira para garantir uma resposta homogênea

O pneus em detalhes

O composto da banda de rodagem

Tanto o pneu dianteiro quanto o traseiro do SPORTEC M9 RR possuem compostos dos ombros com tecnologia totalmente em sílica derivados dos pneus de chuva de corrida, refinados para estabilizar seu comportamento a altas temperaturas, e compostos novos centrais com a mesma tecnologia.

Os compostos dos pneus traseiros são organizados usando um esquema Cap & Base que consiste em sobrepor as duas bandas laterais em composto macio, o que garante aderência em curvas, com uma camada de composto mais duro, para desempenho constante e equilíbrio térmico. Este último composto também forma a faixa central do pneu por cerca de 50mm, equivalente a 25% de toda a seção, para melhorar a durabilidade. O teor de sílica na faixa central da traseira aumentou 24% em relação ao SPORTEC M7 RR.

O pneu dianteiro usa os mesmos compostos da traseira para garantir uma resposta homogênea e uma combinação perfeita entre os dois pneus. O composto central representa cerca de 33% da seção de piso.

Compostos de sílica são usados para melhorar o aquecimento, o nível de aderência mecânica em uma ampla gama de tipos de asfalto e a aderência química em condições molhadas, beneficiando o uso em estradas com asfalto irregular e em qualquer condição climática.

Além da experiência da METZELER em tecnologia de materiais, a chave para esse avanço tecnológico também está no CCM, sigla para Mixagem Contínua de Compostos, em inglês, um processo exclusivo de mistura patenteado capaz de maximizar a dispersão e homogeneidade dos componentes na matriz de polímeros. As resinas usadas em combinação com a sílica dão à formulação final um comportamento estável em uma ampla gama de temperaturas, desde as mais baixas das primeiras saídas sazonais até as extremas alcançadas durante uma sessão de verão na pista.

O desenho da banda de rodagem

O design da banda de rodagem reconhece as características do Pi - π - que, além de ser um diferencial da família de produtos SPORTEC, também têm um propósito funcional.

As ranhuras do Pi grego permitem um certo grau de mobilidade à porção do piso que delimitam, resultando em uma melhora do tempo de aquecimento mesmo em baixas temperaturas. Eles também servem para maximizar o volume de água expulso pelo pneu ao andar no molhado.

O SPORTEC M9 RR herda as ranhuras de garras centrais do RACETEC RR da tecnologia desenvolvida para corridas de estrada, na qual obteve vitórias recentes nas provas Isle of Man Tourist Trophy e North West 200. Esses detalhes na faixa central contribuem para a estabilidade direcional em reta e participam da drenagem da água em condições climáticas adversas.

O padrão da banda de rodagem é projetado para excelente drenagem da água até um ângulo de 30 graus de inclinação, enquanto, além deste ponto, o ombro atinge relações de vazio/preenchimento perto das de um pneu réplica de corrida. Os ombros do SPORTEC M9 RR são mais liso do que os de seu antecessor, a fim de melhorar o suporte e o impulso lateral em ângulo máximo onde a função de drenagem da água não é mais necessária.

Das corridas para as ruas
Das corridas para as ruas Das corridas para as ruas

A estrutura

Os engenheiros da METZELER projetaram para o SPORTEC M9 RR uma estrutura de rayon 6% mais rígida que a de seu antecessor, caracterizada por uma menor densidade e o uso de maior quantidade de composto de borracha. As capacidades de amortecimento melhoram a sensação de pilotagem, enquanto ao andar em um ritmo mais alto os benefícios dessa estrutura são altos valores de impulso e maior capacidade de resposta e precisão de condução.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.