Logo R7.com
RecordPlus

A maçã e impacto no rendimento escolar

Estudo internacional comprova que maçã melhora a concentração e energia das crianças, promovendo um ambiente escolar mais saudável

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

  • Google News
Com a maçã na merenda escolar, crianças ganham mais foco e energia para aprender, enquanto se alimentam de forma saudável. Imagem: Africa Studio | Shutterstock

A maçã sempre esteve presente na escola. Seja para presentear a professora ou para saborear durante a merenda. Até na fase adulta é a fruta prática para ter na bolsa e matar a fome. E eu sempre ando com duas na bolsa.

A ingestão diária de frutas no ambiente escolar pode melhorar significativamente o comportamento e o rendimento dos alunos.


Um estudo internacional realizado no Reino Unido, por meio do programa Tesco Fruit & Veg for Schools, em parceria com a British Nutrition Foundation, revelou que o simples acesso gratuito a frutas em escolas foi associado a um aumento no foco, energia e participação das crianças em sala de aula.

No Brasil, a maçã se destaca como uma fruta popular e acessível, capaz de fornecer benefícios importantes para a saúde e o desempenho escolar das crianças. Rica em fibras, vitaminas e antioxidantes, a maçã ajuda a melhorar a memória, o humor e a concentração.


“Ela promove uma liberação gradual de energia, evitando picos e quedas bruscas de glicose, o que ajuda a reduzir a sonolência e irritabilidade ao longo do dia”, disse Tatiane Flores, nutricionista.

A Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) destaca que a ampla produção nacional garante uma oferta constante e de alta qualidade da fruta, o que contribui para a saúde pública e o desenvolvimento das crianças.


A maçã também se destaca pela praticidade: não precisa ser descascada ou cortada, pode ser consumida em qualquer lugar e tem uma boa durabilidade, tornando-se uma excelente opção para programas de alimentação escolar e lancheiras.

“Temos produção de alta qualidade no Brasil e capacidade de abastecimento. Com ações como esta, todos ganham — a saúde, a educação, a economia e, por consequência, a sociedade brasileira”, disse Francisco Schio, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Maçãs.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.