ABINBIO reforça importância da união do setor para garantir regulação equilibrada dos bioinsumos
Entidade destaca papel da indústria nacional na construção das regras que definirão o futuro do mercado de insumos biológicos

A Associação Brasileira de Indústrias de Bioinsumos (ABINBIO) faz um alerta ao setor: a união das empresas será decisiva para garantir que a regulamentação dos insumos biológicos reflita os interesses da indústria nacional.
“A regra do jogo está sendo discutida agora, com o Mapa [Ministério da Agricultura] como protagonista. A indústria precisa se unir em torno da Abinbio para participar do debate e construir uma regulamentação que seja de interesse do setor”, afirmou Auro Ruschel, Diretor Jurídico da entidade.
Desde sua criação, a associação tem se consolidado como porta-voz da indústria de bioinsumos, atuando na aprovação do novo Marco Civil e agora contribuindo ativamente com o Grupo Técnico do Mapa que definirá a regulamentação da lei.
A associação também amplia sua presença institucional, discutindo classificações tributárias com a Receita Federal e buscando incentivos e linhas de crédito junto à Finep, Embrapii e BNDES.
No campo internacional, trabalha para posicionar o Brasil como referência global em bioinsumos. O setor reúne cerca de 145 empresas e movimenta R$ 20 milhões, com crescimento acelerado previsto até 2032.

“É uma vertical econômica altamente sustentável e com enorme potencial. Mas é essencial que o setor fale com uma só voz”, destacou o diretor jurídico.
A mensagem é clara: união.
“Todas as empresas precisam compreender que a regra do jogo está sendo escrita agora. É o momento de participar e garantir um futuro sólido para a indústria”, concluiu Ruschel.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













