Agro soma US$ 13,4 bi em exportações e mostra crescimento em 2025
Novembro registrou avanço nas principais cadeias e consolidou bom desempenho em 2025

As exportações do agronegócio brasileiro somaram US$ 13,4 bilhões em novembro de 2025, segundo levantamento divulgado hoje pela consultoria Agro do Itaú BBA com base em dados da Secex.
O valor representa alta de 6% em relação ao mesmo mês de 2024, apesar do recuo de 13% frente a outubro.
O Itaú BBA apontou que o resultado foi impulsionado pelo forte aumento dos embarques de soja em grãos (+64% ao ano) e pela expansão de 40% nas exportações de carne bovina in natura, além do bom desempenho do milho, com avanço de 6,4% no volume enviado ao exterior.
Já as cadeias como açúcar VHP e farelo de soja enfrentaram quedas significativas nos preços internacionais, de 21% e 18%, respectivamente.
O relatório também destacou os efeitos iniciais das isenções tarifárias anunciadas pelos Estados Unidos.
Embora as exportações agro para o país tenham recuado 57% na comparação anual, o banco observou a retomada nos embarques totais para o mercado norte-americano, indicando possível normalização nos próximos meses.
Segundo o Itaú BBA, o desempenho de novembro reforçou a resiliência e a competitividade do agronegócio brasileiro em um cenário global de preços ajustados e maior volatilidade.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












