Biotecnologia reduz perdas com ferrugem da soja
Estudo revela que solução nutricional ativa mais de 1.700 genes de defesa da planta e aumenta a resistência
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Uma tese de doutorado realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e na Texas Tech University (EUA), em parceria com a Alltech Crop Science, comprovou a eficácia de uma combinação de nutrientes, aminoácidos e metabólitos microbianos — obtidos a partir da fermentação de leveduras — no estímulo de genes de defesa da soja contra a ferrugem asiática.
Segundo o estudo, o uso do Agro-Mos ativou 1.373 genes na ausência do patógeno e 1.739 na presença da doença, considerada um dos principais desafios da sojicultura.
“Esse trabalho é muito relevante porque mostra a importância dessa ferramenta nutricional biotecnológica para o manejo integrado de doenças”, destacou o engenheiro-agrônomo Leonardo Porpino, gerente técnico nacional da Alltech Crop Science.

A ferrugem da soja está presente em todas as regiões produtoras do Brasil e causa forte impacto econômico devido à redução da área foliar, comprometendo a fotossíntese e, consequentemente, a produtividade.
“Mesmo variedades resistentes ainda têm problemas. Se o produtor não fizer nada, inevitavelmente será atingido. Para reduzir danos severos, é fundamental ativar os genes que deixam a planta mais forte e resistente”, ressaltou Porpino.
A pesquisa demonstrou que o produto, desenvolvido com base na nutrigenômica — ciência que estuda a influência da nutrição na expressão genética —, potencializa a resistência da soja e reduz as perdas.
“Com o Agro-Mos, a planta já está preparada. Quando a doença chega, não há gasto energético significativo, e ainda ocorre a redução do estresse”, completou Porpino.
O estímulo natural à defesa da planta é apenas um dos exemplos do potencial da nutrigenômica na agricultura.
Em 2024, a Alltech Crop Science lançou também o Reli3ver, primeiro bionematicida da empresa, desenvolvido a partir de uma cepa exclusiva da bactéria Bacillus subtilis.
Estudos indicam que o produto é capaz de reduzir em até 65% a população de nematoides, patógenos responsáveis por perdas bilionárias em lavouras de soja e outras culturas no Brasil.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
