Setor de insumos cresce em volume e renova recorde histórico
Bioinsumos e defensivos somam quase 700 aprovações, segundo dados da CropLife Brasil
O Brasil registrou recorde histórico no número de novos produtos para a agricultura em 2025. Foram 139 novos insumos biológicos e 560 defensivos químicos aprovados ao longo do ano, entre produtos técnicos e formulados.
Os dados são do CropData, portal da CropLife Brasil.
Entre os bioinsumos, os agentes microbiológicos lideraram os registros, com 121 aprovações, o equivalente a 87% do total, superando o desempenho do ano anterior. Esses agentes incluem microrganismos como bactérias, fungos e vírus utilizados no controle de pragas e doenças.
No segmento químico, houve o registro de 6 novos produtos técnicos e 22 novos produtos formulados com moléculas inéditas. Ainda assim, cerca de 95% dos agroquímicos aprovados correspondem a produtos já existentes no mercado, classificados como genéricos.
No comércio exterior, as exportações de sementes somaram US$ 233 milhões entre janeiro e novembro de 2025, maior receita dos últimos cinco anos.
“O recorde de registros é um sinal positivo de dinamismo regulatório e ampliação da oferta de soluções ao produtor rural. Ao mesmo tempo, a entrada de tecnologias efetivamente inovadoras ainda foi restrita, tanto nos químicos quanto nos biológicos”, avaliou Renato Gomides, gerente executivo da CropLife Brasil.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













