Brasil se destaca em projeto da ONU para descarbonização da indústria cimenteira
Soluções de energia a partir de resíduos e coprocessamento brasileiras são avaliadas para aplicação na Argélia

O Grupo Multilixo, empresa que atua na gestão de resíduos no Estado de São Paulo, recebeu neste mês, uma delegação internacional formada por representantes do Groupe Industriel des Ciments d’Algérie (GICA) e do Climate Technology Centre and Network (CTCN), braço operacional de tecnologia climática das Nações Unidas.
O encontro faz parte de um projeto de cooperação internacional voltado à descarbonização da indústria cimenteira, por meio da adoção de tecnologias de waste-to-energy (energia a partir de resíduos).
Durante a visita, a companhia apresentou modelos brasileiros de gestão integrada de resíduos e valorização energética, demonstrando como essas soluções podem contribuir para a substituição de combustíveis fósseis na produção de clínquer na Argélia.
O projeto internacional tem como objetivo apoiar a transição da indústria cimenteira para práticas mais sustentáveis, com foco na redução das emissões de gases de efeito estufa.
“O Grupo Multilixo opera, em escala industrial, soluções de waste-to-energy que integram engenharia, controle ambiental, qualidade do combustível e desempenho operacional. Esse conjunto forma o modelo do Grupo, que hoje representa o padrão técnico brasileiro observado por iniciativas internacionais interessadas em descarbonizar a indústria cimenteira”, afirmou Lucas Urias, diretor de Inovação e Estratégia do Grupo Multilixo.

A missão faz parte de um projeto de assistência técnica iniciado em abril de 2025, com a participação de um consórcio internacional formado por organizações do Brasil, de Portugal e da Argélia.
O grupo realiza estudos de viabilidade, auditorias técnicas e apoio regulatório para a implementação de tecnologias de waste-to-energy em uma planta do GICA, com foco na adoção de boas práticas globais de coprocessamento e gestão de resíduos.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













