Logo R7.com
RecordPlus

Carnaval de Salvador terá compensação de carbono pelo terceiro ano consecutivo

Em parceria com empresa de gestão de resíduos, emissões do evento serão neutralizadas com créditos gerados no Aterro Metropolitano Centro

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

  • Google News
Aterro baiano pioneiro na ONU compensa emissões do Carnaval de Salvador Foto cedida: Battre

O Carnaval de Salvador 2026 contará, pelo terceiro ano seguido, com a compensação das emissões de carbono geradas durante o evento.

A iniciativa é resultado de parceria entre a Prefeitura e a Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos (Battre), que utilizará créditos de carbono gerados no Aterro Metropolitano Centro para neutralizar o impacto ambiental da festa.


“A compensação de carbono contribui para transformar um evento da dimensão do Carnaval de Salvador em uma iniciativa alinhada à agenda climática global e reduzir o impacto ambiental gerado por uma operação desse porte. Essa iniciativa mostra como parcerias bem estruturadas, como a realizada com a gestão do município, e projetos ambientais consolidados podem viabilizar soluções reais para a redução das emissões e conectar grandes eventos a práticas sustentáveis de longo prazo”, disse Ângelo Castro, diretor da Battre.

As emissões serão calculadas após o evento, incluindo aquelas provenientes de trios elétricos, minitrios, viaturas, geradores a combustíveis fósseis, banheiros químicos e contêineres sob responsabilidade do município. A expectativa é que o público supere os 11 milhões de foliões registrados em 2025.


O Aterro Metropolitano Centro recebe cerca de 3 mil toneladas de resíduos por dia de Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho. No local, o metano gerado pela decomposição do lixo é capturado e queimado de forma controlada, evitando sua liberação na atmosfera e gerando créditos de carbono certificados.

Somadas as edições de 2024 e 2025, quase mil toneladas de dióxido de carbono já foram compensadas. O aterro foi o primeiro do mundo a emitir créditos de carbono certificados pela ONU e já acumulou mais de 9 milhões de créditos desde 2004.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.