Logo R7.com
RecordPlus

Do pirarucu ao açaí: como o estudo do DNA transforma a economia da Amazônia

Genômica aplicada contribui para renda, sustentabilidade e certificação de espécies estratégicas

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Lançamento de conteúdos interativos pelo ITV e ICMBio sobre o DNA de espécies brasileiras.
  • Projeto visa fortalecer cadeias produtivas sustentáveis e apoiar políticas públicas durante a COP30.
  • Manejo do pirarucu é um destaque, com foco em rastreabilidade e soluções genômicas.
  • Meta do projeto GBB inclui até 2027 a produção de 80 genomas de referência e 1,6 mil códigos de barras de DNA.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Descobrir o DNA da biodiversidade é chave para proteger espécies e ecossistemas estratégicos Foto cedida: Acervo do Instituto Tecnológico Vale

O Instituto Tecnológico Vale (ITV) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançam conteúdos interativos do consórcio Genômica da Biodiversidade Brasileira (GBB), que investiga o DNA de espécies da fauna e da flora brasileiras.

Os dados gerados pelo projeto devem apoiar o desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas e fortalecer cadeias produtivas sustentáveis.


O lançamento acontece em momento estratégico: em novembro, durante a COP30, o governo federal divulgará o Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio).

Estudos genômicos já em andamento no GBB, como o do pirarucu (Arapaima gigas), mostram como a ciência pode gerar soluções para o manejo sustentável, incluindo certificados de origem e a identificação de fatores ambientais que afetam a cadeia produtiva.


A meta do projeto é produzir até 2027 80 genomas de referência, mil genomas populacionais e 1,6 mil códigos de barras de DNA. Até o momento, 28 genomas de referência já foram concluídos, incluindo o sequenciamento de 136 abelhas sem ferrão da Amazônia e do açaí.

“O mundo não está preparado para ter um país do sul global produzindo pesquisa sobre genômica na escala que estamos fazendo”, avaliou Alexandre Aleixo, coordenador do consórcio pelo ITV.


Alexandre Aleixo, coordenador do consórcio pelo ITV Foto cedida: Alexandre Aleixo

O manejo do pirarucu, símbolo da bioeconomia ribeirinha, é um dos destaques do GBB.

“Embora vários trabalhos já tenham tentado fazer isso, nenhum deles levou tão a fundo a questão da genômica quanto o GBB está fazendo. Essas ferramentas de rastreabilidade podem solucionar os gargalos que o manejo do pirarucu vem enfrentando”, afirmou Valdenor Magalhães, mestre em Biologia de Água Doce pelo INPA e consultor do projeto.


Valdenor Magalhães, de camiseta amarela, consultor do projeto Foto cedida: Valdenor Magalhães

As primeiras narrativas do GBB foram desenvolvidas pelo laboratório Mata N’Ativa, com ilustrações e infográficos interativos que tornam a ciência acessível e engajante, explicando conceitos-chave da genômica e da conservação da biodiversidade.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.