Compostagem com agrosilício gera melhores resultados e aumenta produtividade
Programa de doação do fertilizante aliado à compostagem fortalece agricultura familiar em Minas

Técnicos da Emater-MG e produtores rurais de Minas Gerais descobriram que misturar agrosilício — composto à base de silício, cálcio e magnésio — à compostagem pode potencializar os resultados nas lavouras.
Desde o início de 2024, o governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Emater-MG e a Harsco Environmental, já distribuiu 18,4 mil toneladas do composto para agricultores de 201 municípios.
No Sítio Campo Redondo, em Piedade dos Gerais, a produtora Maria da Conceição de Jesus Lara utiliza a mistura em suas lavouras de café. Após aplicar duas toneladas do insumo no ano passado, ela dobrou a quantidade neste ano.
“Usamos pela primeira vez e a diferença foi grande demais”, afirmou Maria da Conceição. O café da propriedade, certificado como orgânico pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), tem 2 mil pés plantados e produção média de 35 sacas por ano.

O engenheiro-agrônomo da Emater-MG, Matheus Sales Nogueira e Silva, explica que a combinação de agrosilício com compostagem aumenta a florada, a quantidade de grãos formados e promove uma maturação mais uniforme, facilitando a colheita.
Para o Superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Feliciano Nogueira, o programa fortalece a agricultura familiar, estimula boas práticas de cultivo e contribui para a produção sustentável.
Em Alvinópolis, o agrosilício também está sendo aplicado em hortas escolares, beneficiando 150 pessoas da comunidade e incentivando nos estudantes a consciência sobre o manejo adequado do solo, unindo teoria e prática.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













