Dia do Feijão celebra tradição e importância do alimento que está na mesa do brasileiro
Essencial na rotina das famílias brasileiras, o grão combina história, sabor e benefícios para a saúde
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O feijão é um alimento presente diariamente na mesa dos brasileiros. Pode ser feijão-carioca, preto, branco, fradinho, rosinha, entre outros. Segundo a Embrapa, o consumo médio atual do grão no país é de 12,7 quilos per capita por ano.
O Paraná é o maior estado produtor de feijão do Brasil, com cerca de 874,9 mil toneladas. Para 2026, a estimativa de produção nacional, considerando as três safras, é de aproximadamente 3 milhões de toneladas, o que representa uma redução de cerca de 1,3% em relação à safra colhida em 2025, de acordo com o IBGE.
Mesmo com a queda, a produção prevista deve ser suficiente para atender ao consumo interno, sem necessidade de importação.
Além da importância econômica e cultural, o feijão se destaca pelo alto valor nutricional. Rico em proteínas vegetais, fibras, ferro, vitaminas do complexo B e minerais essenciais, o consumo regular do grão contribui para o controle da glicemia, promove saciedade e auxilia na redução do risco de doenças cardiovasculares e do diabetes tipo 2.
Estudos publicados na Nutrition Journal indicam que dietas que incluem feijão e outras leguminosas podem reduzir em cerca de 0,5% os níveis de HbA1c em até três meses em pessoas com diabetes tipo 2, além de favorecer a saúde metabólica.
“O feijão possui um perfil nutricional diferenciado e continua sendo um alimento completo e acessível. Na Kicaldo, nosso compromisso é garantir qualidade e diversidade para que ele siga presente na mesa dos brasileiros”, disse Maurício Bortolanza, diretor de Novos Negócios da Kicaldo.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













