Logo R7.com
RecordPlus

Estudo aponta solução biológica como aliada do milho em períodos de estiagem

Bioinsumo atua no fortalecimento das plantas e na mitigação dos efeitos da seca

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

  • Google News
Trichoderma harzianum ESALQ 1306 Foto cedida: Koppert Brasil

Um estudo internacional revelou que o uso da cepa Trichoderma harzianum ESALQ 1306 pode elevar a produtividade do milho em até 60%, mesmo sob condições de déficit hídrico.

A pesquisa realizada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com a participação de instituições do Brasil, Bélgica e Arábia Saudita, aponta que plantas tratadas com o bioinoculante apresentaram maior desenvolvimento radicular, melhor absorção de água e nutrientes e maior tolerância ao estresse hídrico.


Além disso, a cepa do portfólio da Koppert Brasil demonstrou alta eficiência no controle de patógenos de solo e nematoides, reunindo bioestimulação e biocontrole em uma única solução.

“O estímulo ao crescimento das raízes amplia a capacidade da planta de explorar o solo, reduzindo os impactos da seca e garantindo maior estabilidade produtiva”, aponta o estudo, publicado na revista Plant, Soil and Environment.


Desenvolvida em parceria com a ESALQ/USP, a cepa integra o portfólio da Koppert Brasil e está alinhada às boas práticas de manejo agrícola.

“A cepa ESALQ 1306 traduz ciência de ponta em performance agronômica. Ao mitigar os efeitos da seca, ela entrega produtividade com resiliência, exatamente o que o agricultor precisa”, afirmou Thiago Castro, gerente de P&D da Koppert Brasil.


A validação científica amplia o uso da solução como ferramenta estratégica para uma agricultura mais sustentável, eficiente e rentável, especialmente em ambientes cada vez mais impactados pelas mudanças climáticas.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.