Expedição Basilicata : A descoberta do vinho produzido em solo vulcânico
Uma das menores regiões da Itália cultiva uvas e mantém a tradição do turismo de raízes
A Basilicata é uma das menores regiões da Itália e é chamada de “peito do pé da bota”. Suas duas províncias são Potenza e Matera. Apesar de ser uma área montanhosa, ela tem duas saídas para o mar, no Tirreno com o Golfo de Policastro e no Jónico, para o Golfo de Taranto.
E toda essa geografia influencia na produção de uvas.
A equipe do Jornal da Record foi até a Itália para uma expedição. A convite da ENIT, Agência Nacional Italiana de Turismo no Brasil, visitamos alguns lugares de produção de vinhos, azeite e até do famoso pão de Matera.
Eu produzi essa série especial de turismo de raízes, que incentiva a busca pela nossa origem, a história dos nossos antepassados. E não é que eu descobri que a família da minha bisavó paterna é da Basilicata? Grazie mille, Ana Falova!
O primeiro episódio você confere no link abaixo.
Conheça a região da Basilicata, terra de riquezas de essência italiana – Noticias R7
Hoje eu vou contar um pouco sobre a história do vinho nessa região.
A viticultura é uma tradição antiga e que foi trazida pelas colônias gregas.
Nesta região cultivam-se principalmente variedades de uvas tintas, que representam quase 90% dos 5.100 hectares de vinhas.
Aglianico del Vulture é a principal casta da Basilicata, com mais de 40% da área das vinhas regionais.
Em Matera, onde estivemos, o Primitivo é a principal variedade de uva. Mas tem ainda Merlot e Cabernet Sauvignon.
“O terreno do sul da Itália é mais próximo ao mar. Então, o terreno muda, mas o clima também muda. Mudando o clima, as horas de insolação, as chuvas, a proximidade ao mar, são todos os fatores que, obviamente, influem na qualidade do vinho e na tipicidade. Eu diria que no norte da Itália, em geral, muito em geral, entre brancos, rosados e roxos, podemos ter vinhos mais minerais, brancos mais aromatizados, porque as uvas são produzidas em altitudes mais altas” disse Pasquale Lunati, da Taverna.
A Taverna foi uma das primeiras da região. Iniciaram a produção em 1985. Com uma altitude de 200 metros acima do mar, cultivam uvas para o Matera DOC e Basilicata IGT .
Os vinhos dessa região são mais quentes, coloridos e com teor alcoólico maior. Além do mar, o solo influencia na qualidade da uva e, portanto, vinho. O solo é vulcânico. Nessa região existe o vulcão Vulture.
“A característica das uvas que nascem das vinhas, que estão nos solos vulcânicos, é que essas raízes da planta vão pegar, além da água e dos alimentos elementos minerais que vêm do vulcão, das erupções de séculos e séculos atrás” disse Pasquale.