Logo R7.com
RecordPlus

Fundação Bunge apresenta mostra sobre padarias paulistanas no Metrô

Exposição reúne história, dados e depoimentos sobre esses espaços de convivência

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

  • Google News
Padarias viram tema de exposição Foto cedida: Keiny Andrade

Mais do que locais de compra de pães, as padarias fazem parte da rotina e da identidade cultural de São Paulo. Espaços de convivência, memória afetiva e tradição, elas são o tema da exposição “Padarias paulistanas: onde você se sente em casa”, apresentada pela Fundação Bunge, em parceria com o Metrô de São Paulo.


A iniciativa integra as comemorações dos 472 anos da capital paulista e pode ser visitada gratuitamente até março. A mostra fica em cartaz na estação República (Linha Vermelha) de 25 de janeiro a 24 de fevereiro e na estação Paraíso (Linhas Azul e Verde) e de 25 de fevereiro a 24 de março.

Padarias paulistanas: muito além do pão Foto cedida: Fundação Bunge

Construída a partir de um dossiê elaborado pelo Centro de Memória da Fundação Bunge, a exposição busca valorizar as padarias como bem cultural da cidade.


“A padaria paulistana é sinônimo de encontro, socialização e memória afetiva, movimentando a cidade e sua economia”, disse Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge.

Exposição destaca padarias como patrimônio cultural de São Paulo Foto cedida: Keiny Andrade

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), o setor movimentou R$ 153,36 bilhões em 2024 e empregou cerca de 3 milhões de pessoas no país. Já o sindicato Sampapão aponta que São Paulo concentra o maior número de padarias do mundo, responsáveis por aproximadamente 250 mil empregos na capital.


Exposição destaca pedido de reconhecimento cultural das padarias Foto cedida: Fundação Bunge

A mostra disponibiliza ainda um guia online de padarias históricas próximas às estações, acessível por QR Code ou pelo site padariaspaulistanas.com.br. As informações do dossiê também embasaram o pedido protocolado em 2025 para o reconhecimento das padarias paulistanas como patrimônio cultural e imaterial da cidade, atualmente em análise.

“Destacamos o que melhor define São Paulo: sua capacidade de acolher, misturar culturas e criar tradições próprias”, pontuou Calais.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.