Logo R7.com
RecordPlus

Gado Guzerá passa a integrar programa de melhoramento genético de SP

Primeiros animais já estão sendo integrados à Fazenda Ataliba Leonel, em Manduri

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

  • Google News
default Foto cedida: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lançou um programa de melhoramento genético voltado à raça Guzerá, com foco na aptidão para corte.

A iniciativa tem como objetivo disponibilizar genética de qualidade aos produtores paulistas, ampliando as alternativas para o aprimoramento dos rebanhos e fortalecendo a pecuária estadual.


“Nosso foco será o aprimoramento das características morfológicas e de rendimento para corte, sem perder a aptidão leiteira, já que o Guzerá possui boa habilidade materna. O produtor merece um animal de qualidade”, destacou Braz Costa de Oliveira Junior, chefe da Divisão de Produção Ataliba Leonel.

Originária da região de Guzerat, na Índia, a raça Guzerá foi uma das primeiras zebuínas introduzidas no Brasil.


Os primeiros animais do programa estão sendo integrados à Fazenda do Estado Ataliba Leonel, localizada no município de Manduri, unidade vinculada à CATI Sementes e Mudas, da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI). A ação é desenvolvida em parceria com a Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando do Brasil (ACGB).

“O Guzerá é uma raça que fala por números. Mesmo com um efetivo menor que outras raças zebuínas, apresenta desempenho destacado em ganho de peso, eficiência produtiva e consistência genética ao longo das gerações. Ao estruturar um programa como este, a Secretaria transforma resultados técnicos em política pública, permitindo que a genética comprovada chegue efetivamente ao produtor”, disse Geraldo Melo Filho, secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.


O programa também incorpora diretrizes de sustentabilidade. “Nosso propósito é levar essa genética para sistemas produtivos sustentáveis, com uso de pastagens recuperadas e integração lavoura-pecuária”, complementou Oliveira Junior.

Atualmente, o Programa Guzerá SP encontra-se em fase de arrebanhamento, com ampliação do pool genético e formação de uma base sólida de matrizes e reprodutores, etapa que antecede o início do processo de seleção.


“Optamos pelo Nelore e pelo Guzerá por serem zebuínos com presença expressiva no estado. Nosso objetivo é melhorar o rebanho como um todo, democratizando o acesso a touros puros de origem e garantindo que pequenos e médios produtores tenham acesso à mesma excelência genética dos grandes criadores”, ressaltou Ricardo Pereira, diretor da CATI.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.