Logo R7.com
RecordPlus

Grupo Portobello reduz 60% do consumo de energia com Fazenda Fotovoltaica

Iniciativa sustentável no Rio de Janeiro evita emissão de CO2 e fortalece práticas ESG do grupo

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

  • Google News
Fazenda Fotovoltaica do Portobello evita 731 toneladas de CO2 no primeiro semestre Foto cedida: Grupo Portobello

O Grupo Portobello segue ampliando suas práticas de sustentabilidade e registrou redução de 60% no consumo de energia de seus ativos no primeiro semestre de 2025, graças à Fazenda Fotovoltaica, inaugurada em 2023 em Mangaratiba (RJ).

“Investimos em práticas sustentáveis e agora caminhamos a passos largos neste propósito, a partir da geração de energia limpa,” disse Carlos Jardim Borges, fundador do Portobello.


A Fazenda Fotovoltaica conta com 2.508 módulos solares de 550W e 11 inversores de 100 kW, com previsão de geração de 165.500 kWh por mês em uma área de 16.190 m². Duas usinas solares operam em conjunto com a concessionária Enel, garantindo energia limpa, segura e renovável.

A usina solar também atende ativos do grupo na região de Paraty, incluindo a Pousada Porto Imperial e Marina Porto Imperial, evitando a emissão de 731,5 toneladas de CO2, o equivalente a 407.620 km não percorridos por um veículo ou mais de 18.667 árvores plantadas.


Localizado em meio à Mata Atlântica, o Portobello Resort & Safári ocupa 25 milhões de metros quadrados. Eu estive em 2022 no Resort e foi uma experiência única. O passeio pelo safári é incrível. Para todos os lados é possível notar que eles realizam um trabalho pra preservar os recursos naturais ao redor.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.