Janela tardia da soja exige preparo antecipado do solo para garantir produtividade
Atrasos no plantio e variações climáticas reforçam a importância do manejo técnico e do planejamento antecipado da safra
As chuvas intensas no estado do Tocantins, no início de novembro, atrasaram o plantio da soja 2025/26 e acenderam o alerta entre os produtores que ainda vão iniciar a semeadura.
O excesso de umidade, aliado às altas temperaturas, comprometeu parte do calendário agrícola e exige maior atenção ao manejo do solo nas regiões que entram agora na janela de novembro.
Uma análise química detalhada, a correção da acidez com calcário e a adubação de base planejada, além de práticas como preservar a estrutura física do solo e adotar a rotação de culturas, são medidas essenciais para manter a sanidade e a eficiência produtiva.
“Quem estiver tecnicamente amparado e bem informado terá condições de alcançar ótimos resultados, mesmo com a janela tardia”, disse Leonardo Sodré, CEO do Grupo GIROAgro.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














