Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Na rota do : Leite em pó

O caminho do campo à mesa

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

O Blog estreia hoje com o “Na rota do...” e eu vou mostrar a cadeia produtiva de um alimento.

Sabrina, Poliana, Bárbara, Paulinha ... Na fazenda onde estive, em Presidente Prudente, interior de São Paulo, todo mundo recebe um nome quando nasce.

" Normalmente quem dá o nome sou eu, as crianças, pode ser um nome de momento, vai depender muito do dia que ela nascer, da inspiração, do que aconteceu”, explica Nilcéia de Lima, produtora de leite.


Arquivo pessoal

Nilcéia e Iranildo são contadores e se conheceram na faculdade. Iranildo trabalhava numa empresa de laticínios, mas sempre quis ter suas vacas para produzir seu próprio leite. Tudo começou numa área de 4 alqueires e com a Nina, seu primeiro animal. Depois, mais cinco e logo perceberam que esse era o negócio deles.


Arquivo pessoal

Em 2019 eles foram para uma fazenda maior. Iranildo deixou seu emprego para viver com a Nilcéia e cuidar - 24 horas por dia, 7 vezes por semana – de suas vacas leiteiras.

Arquivo pessoal

“A historinha delas faz parte de tudo, é um conteúdo só. Muito amor, principalmente, muito amor. Vaca de leite gosta de ser chamada de querida, vaca de leite não gosta que fale alto, não gosta que ergue a mão para bater, vaca de leite tem que ser chamada de querida e gosta de muito, muito carinho”, disse Nilcéia.

A fazenda produtora de leite da Nilcéia e do Nivaldo fornece matéria-prima para a Nestlé.

A parceria começou há 1 ano e a produção diária é de 1300 litros de leite. A propriedade é certificada pela empresa com o selo Ouro, garantindo que é uma área sustentável.

Arquivo pessoal

“A classificação de uma fazenda é baseada em critérios que contribuem para o meio ambiente”, explicou o diretor da fábrica Durval Silva.

Arquivo pessoal

Na fazenda da Nilcéia, as vacas têm dieta alimentar de acordo com sua idade e produção. Tem também um “coçador com chip” que faz um tipo de massagem pra deixar a vaca mais relaxada. E ainda todo um cuidado com a cama....

Arquivo pessoal

“Maravalha é feita de um eucalipto cortado em uma partícula própria para esse tipo de cama. Duas vezes por dia ele tem que ser revolvido para que forme a compostagem. Os ventiladores não são apenas para ventilar as vacas. Eles são também para secar a cama “ comenta Nilcéia.

Arquivo pessoal

A fazenda também cultiva o milho para transformar em alimento para os animais. A água da chuva irriga a plantação e, os dejetos dos animais, passam por um processo que o transforma em adubo e que é usado na terra.

O leite produzido é armazenado em um tanque refrigerado e encaminhado para a fábrica, em Araçatuba, que fica a 167 km da propriedade rural.

Arquivo pessoal

Lá, a matéria-prima passa por uma avaliação no laboratório e começa o processo para transformar o leite em leite em pó. Essa unidade tem uma tecnologia de ponta e sustentável.

Arquivo pessoal

“ A gente vem desde o campo até a fábrica com toda preocupação de sustentabilidade e falando da fábrica onde eu sou o responsável pela unidade nós temos todos aí projetos , iniciativas para reduzir o consumo de água , o consumo de energia , as emissões de CO2 pra atmosfera e também o uso de plástico em nossas embalagens”, disse Durval.

A Nestlé implantou ano passado o programa Regenera, que incentiva e reconhece a implementação das práticas de agricultura regenerativa nas propriedades leiteiras por meio do Nature por Ninho. Desta forma, cada fazenda é beneficiada e remunerada e uma maneira diferente.

Arquivo pessoal

“A sustentabilidade é importante porque a própria palavra já mostra que sem ela os negócios não se sustentam. Então seja sustentabilidade social, ambiental ou a governança, ela é importante para o sistema de produção de leite e outras partes do agronegócio”, Tamiris Salvador, médica veterinária e coordenadora do programa de qualidade Leite Nestlé.

Arquivo pessoal

No processo do leite em pó o ar quente tem um papel fundamental na hora da “secagem do leite”. Sim, o leite da vaca vira leite em pó.

Arquivo pessoal

O forno de ar quente usa eucalipto de floresta reflorestada. E, com isso, gera muito menos CO2 na atmosfera. Energia muito mais limpa.

É sustentabilidade do início ao fim da cadeia produtiva.

Arquivo pessoal

Segundo Tamiris Salvador, os animais que são bem tratados são mais felizes dentro do sistema e produzem um leite de maior qualidade.

Essa expedição do “Na rota do: Leite em pó” foi espetacular.

Qual será a próxima viagem?

Aproveita e me segue no @mundoagro_por_fabigennarini

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.