Logo R7.com
RecordPlus

Novas plantas selecionadas permitem colheita de inverno e impulsionam produção de vinho

Testes com 12 variedades indicam maior diversidade e potencial enológico para produtores

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

  • Google News
Estudos da EPAMIG diversificam produção de vinhos de inverno Foto cedida: EPAMIG

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) recomendou nove novas cultivares de uva aptas ao manejo de dupla poda, técnica que permite a colheita de inverno e tem impulsionado a vitivinicultura em Minas Gerais.

A ampliação do portfólio oferece novas alternativas aos produtores e diversifica a produção de vinhos, até então concentrada em poucas variedades.


Os estudos foram conduzidos ao longo de sete anos, com avaliações em cinco safras, em vinhedo experimental instalado em Andradas (MG), em parceria com a vinícola Casa Geraldo e apoio da Fapemig.

Ao todo, foram analisadas 12 cultivares, sendo recomendadas quatro variedades brancas — Vermentino, Muscat à Petits Grains Blanc, Viognier e Marsanne — e cinco tintas: Tempranillo, Grenache, Touriga Nacional, Marselan e Mourvèdre.


“Buscamos variedades vigorosas, produtivas e com qualidade de uva e vinho, e os resultados deram robustez para a recomendação”, disse o pesquisador Francisco Câmara.

Entre os destaques está a uva Marselan, que apresentou boa brotação, elevada produtividade e teor de açúcar entre 23 e 25 °Brix, mantendo acidez adequada. Os resultados já começam a ser aplicados por produtores, ampliando o portfólio de vinhos de colheita de inverno e fortalecendo o setor vitivinícola regional.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.