O leite e seu papel na saúde adulta
Rico em cálcio, proteínas de alto valor biológico, vitaminas B e D e minerais essenciais, o leite é seguro e nutritivo para a maioria dos adultos

Vai um leite aí?
Rico em cálcio, proteínas e vitaminas essenciais, o movimento VIDA PEDE LEITE e a Associação Brasileira da Indústria de Lácteos Longa Vida reforçam a importância de informar os consumidores sobre os benefícios e funções do leite, garantindo escolhas conscientes e seguras.
“Populações que consumiam leite regularmente desenvolveram a lactase ativa na vida adulta, permitindo aproveitar o alimento como fonte de energia e proteínas”, afirmou Ney Felipe, nutricionista. Ele explicou que a capacidade de digerir a lactose, açúcar natural do leite, é resultado de adaptações evolutivas e alterações na microbiota intestinal.

Sintomas como desconforto abdominal ou distensão não devem ser atribuídos exclusivamente ao leite. Mesmo pessoas com intolerância à lactose podem tolerar pequenas quantidades — até 12 g — ou optar por leites sem lactose, mantendo o perfil nutricional.
Dados do National Institutes of Health (NIH) indicam que a exclusão desnecessária de lácteos são problemas de saúde pública. No Brasil, dois terços do cálcio consumido pelos adultos vêm do leite, mas a ingestão média ainda alcança apenas metade da recomendação diária.
Versátil, o leite pode ser consumido puro, em bebidas ou receitas, e ainda contribui para hidratação e recuperação muscular após exercícios, graças ao equilíbrio de água, eletrólitos e proteínas de alta qualidade.
“O leite continua sendo um grande aliado da saúde. O importante é buscar sempre orientação profissional e não se guiar apenas por modismos ou informações equivocadas”, conclui o nutricionista.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
