Logo R7.com
RecordPlus

‘São Paulo é, sem dúvida, uma potência agroambiental’, diz Piai

Secretário de Agricultura de SP fala com exclusividade ao blog durante lançamento das Rotas da Cachaça

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

  • Google News
Guilherme Piai, Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP Foto cedida: Gilberto Marques/SAA

O Mundo Agro completou 1 ano neste mês e aguardava uma oportunidade para se encontrar com o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai.

Apesar de inúmeros eventos promovidos pela pasta, nunca conseguimos conciliar agenda para um bate-papo presencial. Mas, como acredito que tudo tem seu tempo e motivo, o encontro finalmente aconteceu em seu último evento como secretário: o lançamento das Rotas da Cachaça de São Paulo e o Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista 2025.


Inúmeros produtores reuniram-se com suas respectivas cachaças expostas. Assim que conversei com o vice-governador Felicio Ramuth, fui abordada pelo amigo Giuliano Menicelli Lagonegro, coordenador de comunicação da Secretaria de Agricultura, e, para minha surpresa, estava Piai ao seu lado.

E o nosso bate-papo, você confere abaixo.


Desejo ao secretário Piai sucesso em seu novo desafio e parabenizo-o pela jornada espetacular à frente do agro paulista.

Mundo Agro nas Rotas da Cachaça Paulista com o Secretário Guilherme Piai Foto: Arquivo pessoal

Mundo Agro: Secretário Piai, mais uma Rota para promover o Estado, seus produtos e tradição...


Guilherme Piai: Um verdadeiro sucesso, assim como todas as outras. É um trabalho conjunto do governo de São Paulo para valorizar o nosso agro, nosso turismo, agregar valor, gerar emprego, renda e prosperidade. Tenho certeza de que essa rota será um grande sucesso, assim como a do queijo, do vinho e do café.

Mundo Agro: Qual a importância do Estado na produção de cachaça e no agro nacional?


Guilherme Piai: São Paulo é o estado que mais produz, consome e exporta cachaça. Concentra cerca de 4 mil produtores cadastrados no LUPA e responde por aproximadamente 75% da cachaça exportada no Brasil.

Mundo Agro: O que é o CIPOV e qual seu objetivo?

Guilherme Piai: Aprovamos uma lei na Assembleia, o CIPOV, que permite à Defesa Agropecuária do Estado se vincular ao CISBOV do Ministério da Agricultura. Com isso, conseguimos agilizar selos e inspeções, facilitando a regularização de alambiques que ainda estão na ilegalidade.

Mundo Agro: Haverá apoio financeiro para os produtores se regularizarem?

Guilherme Piai: Sim. Vamos oferecer crédito subvencionado para aqueles que precisarem adaptar suas estruturas, garantindo que todos possam operar legalmente. Assim como fizemos no setor artesanal de origem animal — que foi um recorde: recebemos 39 estabelecimentos e entregaremos mais de 200 —, faremos o mesmo com produtos de origem vegetal.

Mundo Agro: Secretário Piai, o agro paulista encerra 2025 com um superávit de US$ 21 bilhões. Excelente notícia para nós!

Guilherme Piai: São Paulo é um dos maiores exportadores do agro brasileiro, com o melhor valor bruto de produção por hectare do país e a maior diversificação de culturas. Continuamos crescendo em produção e preservação. São Paulo é, sem dúvida, uma potência agroambiental.

Fique por dentr o das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.