‘São Paulo é, sem dúvida, uma potência agroambiental’, diz Piai
Secretário de Agricultura de SP fala com exclusividade ao blog durante lançamento das Rotas da Cachaça

O Mundo Agro completou 1 ano neste mês e aguardava uma oportunidade para se encontrar com o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai.
Apesar de inúmeros eventos promovidos pela pasta, nunca conseguimos conciliar agenda para um bate-papo presencial. Mas, como acredito que tudo tem seu tempo e motivo, o encontro finalmente aconteceu em seu último evento como secretário: o lançamento das Rotas da Cachaça de São Paulo e o Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista 2025.
Inúmeros produtores reuniram-se com suas respectivas cachaças expostas. Assim que conversei com o vice-governador Felicio Ramuth, fui abordada pelo amigo Giuliano Menicelli Lagonegro, coordenador de comunicação da Secretaria de Agricultura, e, para minha surpresa, estava Piai ao seu lado.
E o nosso bate-papo, você confere abaixo.
Desejo ao secretário Piai sucesso em seu novo desafio e parabenizo-o pela jornada espetacular à frente do agro paulista.

Mundo Agro: Secretário Piai, mais uma Rota para promover o Estado, seus produtos e tradição...
Guilherme Piai: Um verdadeiro sucesso, assim como todas as outras. É um trabalho conjunto do governo de São Paulo para valorizar o nosso agro, nosso turismo, agregar valor, gerar emprego, renda e prosperidade. Tenho certeza de que essa rota será um grande sucesso, assim como a do queijo, do vinho e do café.
Mundo Agro: Qual a importância do Estado na produção de cachaça e no agro nacional?
Guilherme Piai: São Paulo é o estado que mais produz, consome e exporta cachaça. Concentra cerca de 4 mil produtores cadastrados no LUPA e responde por aproximadamente 75% da cachaça exportada no Brasil.
Mundo Agro: O que é o CIPOV e qual seu objetivo?
Guilherme Piai: Aprovamos uma lei na Assembleia, o CIPOV, que permite à Defesa Agropecuária do Estado se vincular ao CISBOV do Ministério da Agricultura. Com isso, conseguimos agilizar selos e inspeções, facilitando a regularização de alambiques que ainda estão na ilegalidade.
Mundo Agro: Haverá apoio financeiro para os produtores se regularizarem?
Guilherme Piai: Sim. Vamos oferecer crédito subvencionado para aqueles que precisarem adaptar suas estruturas, garantindo que todos possam operar legalmente. Assim como fizemos no setor artesanal de origem animal — que foi um recorde: recebemos 39 estabelecimentos e entregaremos mais de 200 —, faremos o mesmo com produtos de origem vegetal.
Mundo Agro: Secretário Piai, o agro paulista encerra 2025 com um superávit de US$ 21 bilhões. Excelente notícia para nós!
Guilherme Piai: São Paulo é um dos maiores exportadores do agro brasileiro, com o melhor valor bruto de produção por hectare do país e a maior diversificação de culturas. Continuamos crescendo em produção e preservação. São Paulo é, sem dúvida, uma potência agroambiental.
✅Fique por dentr o das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














