Logo R7.com
RecordPlus

Vinhedo experimental testa novas variedades para enfrentar mudanças climáticas

Projeto de pesquisa analisa comportamento de uvas europeias em diferentes sistemas de cultivo

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

  • Google News
Cooperativa Vinícola Garibaldi testa novas variedades de uvas em projeto experimental Foto cedida: Cesar Silvestro

A Cooperativa Vinícola Garibaldi deu mais um passo estratégico para preparar a viticultura regional frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

A iniciativa envolve a implantação de um vinhedo experimental com cerca de 50 variedades de uvas, cultivadas com o objetivo de identificar aquelas mais resistentes e adaptáveis às condições da Serra Gaúcha.


O projeto é desenvolvido em parceria com uma família de cooperados e reúne exclusivamente cultivares de origem europeia, provenientes de oito países: República Tcheca, Geórgia, Itália, Alemanha, Ucrânia, França, Portugal e Espanha. A diversidade genética permite avaliar diferentes comportamentos das videiras frente a variações de temperatura, regime de chuvas e sanidade vegetal.

Cada variedade ocupa uma fileira específica do parreiral, o que exige manejo individualizado ao longo do ano. Parte das uvas também está sendo cultivada em dois sistemas distintos — espaldeira e latada — possibilitando a comparação entre modelos produtivos quanto à adaptação e rendimento.


Garibaldi aposta em vinhedo experimental para enfrentar desafios climáticos Foto cedida: Cesar Silvestro

“Estamos testando variedades inéditas na região, algumas delas com direitos de cultivo específicos. Por isso, optamos por uma área mais reservada, garantindo segurança e precisão nos resultados. Esse vinhedo é fundamental para embasar decisões futuras da Cooperativa e dos nossos associados”, disse Evandro Bosa, gerente de Assistência Técnica da Cooperativa Vinícola Garibaldi.

Os primeiros resultados do projeto começaram a ser compartilhados em dezembro de 2023, quando um grupo de cooperados visitou a propriedade onde as videiras estão sendo cultivadas, no interior de Santa Tereza (RS). A troca de conhecimento com os produtores envolvidos é apontada como fator-chave para o sucesso da iniciativa.


A partir dos dados obtidos no vinhedo experimental, a Cooperativa pretende indicar, no médio e longo prazo, alternativas mais eficientes e resilientes para o cultivo de uvas na região, contribuindo para a sustentabilidade produtiva dos cooperados.

A cooperativa reúne 270 famílias que cultivam 1,2 mil hectares de vinhedos em quase 20 municípios gaúchos. Ao todo, são 17 marcas e mais de 80 produtos, com produção anual de aproximadamente 20 milhões de litros de vinhos, espumantes e sucos.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.