92% dos pedidos de refúgio ao Brasil em 2025 foram de venezuelanos
Estados brasileiros mais procurados são os fronteiriços Roraima e Amazonas
R7 Planalto|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília
Dos 7.882 pedidos de refúgio aprovados pelo Brasil em 2025, 7.228 foram dados a venezuelanos — 92% do total.
O segundo colocado na lista, o Afeganistão, está muito distante do resultado. Foram 104 pedidos de afegãos aprovados pelas autoridades brasileiras ao longo do ano passado, apenas 1,3% do total.
Os dados são do OBMigra (Observatório das Migrações Internacionais), projeto da UnB (Universidade de Brasília), em parceria com o Ministério da Justiça.
Os estados brasileiros mais procurados pelos refugiados venezuelanos são os fronteiriços Roraima (5.863 — 81%) e Amazonas (583 — 8%).
A cidade brasileira com fronteira terrestre direta mais relevante com a Venezuela é Pacaraima (RR), que concentrou 4.000 pedidos de refúgio feitos por venezuelanos ao Brasil em 2025 — 55%.
O município roraimense faz limite com a cidade venezuelana de Santa Helena de Uairén e concentra o principal ponto de passagem e de fluxo migratório entre os dois países.
Além de Pacaraima, outros municípios de Roraima integram a faixa de fronteira, mas com menor movimento em áreas urbanas.
Ao todo, a fronteira Brasil-Venezuela estende-se por cerca de 2.199 km. A linha separa os estados brasileiros de Roraima e Amazonas dos estados venezuelanos de Amazonas e Bolívar.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













