A reunião que o ministro da Educação terá com Lula esta semana
Camilo Santana deve se encontrar com o presidente para desembargar dois temas; saiba quais

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Nesta semana, o ministro da Educação, Camilo Santana, deve ter um encontro decisivo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O titular da pasta tem de definir a estratégia do governo no reajuste salarial do magistério e também quer a autorização do chefe do Executivo para mudar a regulamentação das universidades municipais.
Camilo se reuniu com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e com representantes da (CNM) Confederação Nacional de Municípios para construir um consenso sobre o tema. “Não adianta termos um piso para o salário, e o professor não recebê-lo”, afirmou Camilo.
O ministro avalia, ainda, se o governo federal terá de publicar uma medida provisória para mudar o cálculo do reajuste. Além disso, Camilo quer a autorização de Lula para atribuir ao MEC o papel de regulamentar as universidades municipais, que tiveram as piores notas no Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) de 2025.
Praticamente 87,5% dessas instituições de ensino superior registraram nota 1 e 2 – as piores no índice, que vai até 5.
Camilo demonstrou preocupação com os resultados e ressaltou a importância de o governo federal intervir nesse campo.
No caso das universidades federais, sob responsabilidade do MEC, 54 vão sofrer sanções, como redução na entrada de novos alunos nos cursos de medicina ou suspensão desses ingressos.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















