Após ‘manobra’ do ‘Centrão’, Vorcaro prestará dois depoimentos seguidos no Congresso
‘Centrão’ teria atuado para esvaziar oitiva do empresário à CAE do Senado
R7 Planalto|Rute Moraes, da RECORD e Armando Holanda, do R7, em BrasíliaOpens in new window

No centro das articulações políticas dos últimos meses, o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, prestará depoimento ao Congresso em dois dias consecutivos na próxima semana. O empresário foi convocado para dar explicações sobre o escândalo envolvendo a liquidação da instituição financeira, decretada pelo Banco Central no ano passado.
A primeira oitiva estava inicialmente prevista para terça-feira (24), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, presidida por Renan Calheiros. No entanto, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS decidiu antecipar o depoimento que ocorreria na quinta-feira (26) para segunda-feira (23), invertendo a ordem das agendas.
LEIA MAIS
Segundo apurou o R7 Planalto, a mudança teria sido articulada por lideranças do Centrão com o objetivo de esvaziar a audiência na CAE.
Costura para o esvaziamento
Nos bastidores, a mudança é atribuída a uma articulação de lideranças do Centrão para esvaziar a audiência na CAE. A avaliação de parlamentares é que, enquanto na CPMI Vorcaro deve se restringir a esclarecimentos sobre a oferta de crédito consignado a aposentados e pensionistas, no Senado o alcance das perguntas tende a ser mais amplo — incluindo a liquidação do banco e possíveis conexões políticas com integrantes do bloco.
Apesar disso, os dois depoimentos estão mantidos e, até o momento, as duas comissões garantem que a equipe de Vorcaro confirmou a presença dele nos dois dias.
Apesar da reconfiguração do calendário, as duas oitivas estão mantidas. Segundo as comissões, a equipe do empresário confirmou presença em ambas as sessões
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp












